segunda-feira, dezembro 29, 2008

(5) Comments

Como utilizar o terminal de busca de emprêgo do Hello Work e o Ìndice Brasil Fureai (IBF) para monitorar a oferta de emprêgo

Brasil Fureai


Terminal de busca de emprêgo da agência Hello Work : Saber usar o sistema é fundamental para encontrar rapidamente uma colocação


As agências públicas de emprêgo Hello Works disponibilizam um sistema para que o interessado possa procurar uma colocação. O sistema é público e qualquer interessado pode usar o terminal.
Infelizmente as telas de consulta estão em japonês.
Um resumo explicativo em português pode ser acessado clicando aqui (formato PDF, 5 MB, é necessário o Acrobat Reader)
Com o aumento do número de brasileiros que recorrem aos Hello Works, o tempo de espera é grande, em alguns casos podem chegar a 4 ou 5 horas para ser atendido por um intérprete.
Se o candidato souber usar o sistema de busca de emprêgo pode poupar muito tempo, além de achar muitas vagas que passam desapercebidas pelos setor de atendimento a estrangeiros da agência.

A partir de hoje vamos divulgar toda segunda feira, o número de vagas no setor de manufatura nas 13 principais províncias onde estão concentrados os brasileiros.As vagas são da agência Hello Work na área de manufatura.
A população econômicamente ativa dos brasileiros (15-64 anos) de cada província está entre parentêses e se refere ao ano de 2007. ( a planilha detalhada com dados do Ministério da Justiça pode ser acessada clicando aqui)
A relação brasileiros/vaga mede teoricamente a oferta de vagas, quanto menor a relação maiores as chances de emprego, esse indice é calculado dividindo a população de brasileiros de cada provincia pela soma do número das vagas de emprêgo de tempo integral e parcial.
A relação brasileiros/vagal das 13 provincias foi dado o nome de Índice Brasil Fureai , IBF e vai servir de termômetro para medir a oferta de empregos em relação a populalçâo brasileira no Japão. Esse índice não representa o número real de candidatos por vaga apenas é um indicador teorico para medir a tendência do mercado de trabalho na área de produção industrial em diferentes províncias e verificar em que regiões existem mais oferta de trabalho para brasileiros. Quanto maior o índice menor as chances de trabalho na área industrial para os brasileiros.
Os dados da semana estarão na coluna da esquerda do site.
Vagas nos Hello Works por província.
Data: 29 dezembro 08
Setor de manufatura:

Shizuoka (pop. 41957 brasileiros):
Tempo integral: 2179
Tempo parcial: 1133
brasileiros/vaga: 12.66
Aichi (pop.65634 brasileiros):
Tempo integral: 6614
Tempo parcial: 2817
brasileiros/vaga: 6.9
Mie:(pop. 17729 brasileiros):
Tempo integral: 3471
Tempo parcial: 1736
brasileiros/vaga:3.40
Gifu (pop. 17106 brasileiros):
Tempo integral: 1607
Tempo parcial: 571
brasileiros/vaga:7.85
Nagano (pop. 13073 brasileiros):
Tempo integral: 1029
Tempo parcial: 555
brasileiros/vaga: 8.25
Shiga (pop. 11849 brasileiros):
Tempo integral: 775
Tempo parcial: 406
brasileiros/vaga: 10.03
Gunma (pop.13469 brasileiros):
Tempo integral: 973
Tempo parcial: 421
brasileiros/vaga: 9.66
Saitama (pop. 11932 brasileiros):
Tempo integral: 2479
Tempo parcial: 1129
brasileiros/vaga:3.30
Kanagawa (pop. 11906 brasileiros):
Tempo integral: 2906
Tempo parcial: 1495
brasileiros/vaga:2.70
Tochigi (pop. 6963 brasileiros):
Tempo integral: 1064
Tempo parcial: 494
brasileiros/vaga:4.46
Ibaraki (pop. 9584 brasileiros):
Tempo integral: 1340
Tempo parcial: 604
brasileiros/vaga:4.93
Yamanashi (pop. 4174 brasileiros)
Tempo integral: 342
Tempo parcial: 164
brasileiros/vaga:8.24
Chiba (pop. 6087)
Tempo integral: 2295
Tempo parcial: 1152
brasileiros/vagas: 1.76

Total das 13 províncias:
população econômicamente ativa (15-64 anos) de brasileiros: 231463
oferta emprêgos tempo integral: 24779
oferta emprêgos empo parcial: 11525
Total de vagas ofertadas: 36304
brasileiros/vaga: 6.37 (Índice Brasil Fureai) IBF
5 Responses to "Como utilizar o terminal de busca de emprêgo do Hello Work e o Ìndice Brasil Fureai (IBF) para monitorar a oferta de emprêgo"
Anônimo said :
30 de dezembro de 2008 às 14:27
Ola!
Estou acompanhando seu blog de perto,gosto mt do Japão e essa crise q afeta o País.
E fiko mt preocupado com nossa gente ai
Continue ajudar nosso povo Brasileiro
Obrigado!
Doideras said :
3 de janeiro de 2009 às 03:58
gostaria de sabem mais sobre os apartamentos para desempregados pois estou para ficar desempregado e ouvi diser que para ter um apato desses nao se pode ter carro computador nes keitai,,,,nossa tenho que virar um eremita pra poder pegar um apato e uma ajuda de 75mil yenes que umilhacao,pois muitos como eu sempre contribuimos com ha sociedade pagamos impostos em igualdade como japoneses mas somos descartados na primeira oportunidade fora ha umilhacao para conseguir uma moradia,ninguem meresse fico indiguinado vendo tudo isso,mas fazer ok ....eu tenho tudo isso que descrevi mas nao e luxo e sim nessecidade pois tenho 2 filhos pequenos e uma esposa doente entao meu carro nao e novo e velho mas e pra meu uso de levar minha esposa ao hospital pois ela tem diabete e uma ves por mes tem que ir pegar remedio dai eu vou com ela pois duas crianca pra ela só fica dificil,meu computador e um meio de ficar atualisado ha quado te4m internet e claro o keitai ha mesmao coisa pra saber se minha esposa esta bem pois varias veses ela passou mau e tive que sair as pressas do servico pra socorrela,estou lutando pra conseguir pelomenos o dinhero da passagen minha e de minha esposa e filhos e poder levar tudo que consegui ate hoje aqui se me ajudarem vou me embora sossegado.....ta aqui meu desabafo,ha se tiver errado sobre o apato ea ajuda por favor me maden algo me esplicando melhor pois ate agora so boatos agradesso desde ja e dou parabens pra vcs pelo insentivo aos conterranios
Doideras said :
3 de janeiro de 2009 às 03:59
gostaria de sabem mais sobre os apartamentos para desempregados pois estou para ficar desempregado e ouvi diser que para ter um apato desses nao se pode ter carro computador nes keitai,,,,nossa tenho que virar um eremita pra poder pegar um apato e uma ajuda de 75mil yenes que umilhacao,pois muitos como eu sempre contribuimos com ha sociedade pagamos impostos em igualdade como japoneses mas somos descartados na primeira oportunidade fora ha umilhacao para conseguir uma moradia,ninguem meresse fico indiguinado vendo tudo isso,mas fazer ok ....eu tenho tudo isso que descrevi mas nao e luxo e sim nessecidade pois tenho 2 filhos pequenos e uma esposa doente entao meu carro nao e novo e velho mas e pra meu uso de levar minha esposa ao hospital pois ela tem diabete e uma ves por mes tem que ir pegar remedio dai eu vou com ela pois duas crianca pra ela só fica dificil,meu computador e um meio de ficar atualisado ha quado te4m internet e claro o keitai ha mesmao coisa pra saber se minha esposa esta bem pois varias veses ela passou mau e tive que sair as pressas do servico pra socorrela,estou lutando pra conseguir pelomenos o dinhero da passagen minha e de minha esposa e filhos e poder levar tudo que consegui ate hoje aqui se me ajudarem vou me embora sossegado.....ta aqui meu desabafo,ha se tiver errado sobre o apato ea ajuda por favor me maden algo me esplicando melhor pois ate agora so boatos agradesso desde ja e dou parabens pra vcs pelo insentivo aos conterranios
Anônimo said :
8 de março de 2009 às 14:20
Meu e mail e bobmanno@hotmail.com, obrigado por tudo que estao fazendo pelos brasileiros. Ainda estou trabalhando porem, com ameacas e maus tratos, mas eles nao me despedem. Quero ir embora, e gostaria se pudessem, um orgao que possa me receber no Brasil, nao tenho ninguem, nem sei para onde voltar, estou aqui ha 18 anos, nunca voltei, obrigado e q DEUS lhes paguem.
Anônimo said :
8 de março de 2009 às 14:24
por favor, me enganei quantoi a postar, apaguem o que escrevi. Achei q era sigiloso....