sábado, abril 04, 2009

(7) Comments

Brasileiros no Japão poderão eleger um deputado federal

Brasil Fureai

Alêm de presidente, os brasileiros no Japão poderão eleger um deputado, caso a PEC seja aprovada na Câmara

Foi aprovado em primeio turno, um projeto de emenda constitucional (PEC) no Senado da República do Brasil que permite aos brasileiros no exterior o direito de votar e eleger deputados federais que os representem na Câmara dos Deputados em Brasília. A PEC precisa ser votada em segundo turno no Senado, antes de seguir para a Câmara, caso seja aprovada, será regulamentada por lei oridinária. O senador Cristovan Buarque (PDT-SP), autor da emenda, defendeu a proposta, alegando que os brasileiros que vivem no exterior precisam ter representação no Congresso. Ele propos uma bancada de pelo menos 4 Deputados, um para representar os brasileiros que moram nos Estados Unidos, outra para os que vivem na Europa , uma terceira para defender os brasileiros no Japão e a quarta para os demais compatriotas espalhados pelo mundo.
¨O número de brasileiros que vivem hoje no exterior, cerca de 3 milhões, supera a população de Brasília, e eles não podem continuar sem representação no Parlamento¨, argumentou o senador Buarque.
A proposta do senador foi apresentada em 2005 e mobilizou parte dos brasileiros no exterior com um abaixo assinado de 22 mil assinaturas.
¨A eleição de representantes de emigrantes ja é uma realidade em países como Espanha, Itália e Portugal¨¨, observou o embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário geral do MInistério das Relações Exteriores das Comunidades Brasileiras no Exterior.
Pela lei eleitoral atual, um candidato a deputado federal deve ter domicílio na área de sua bancada pelo menos um ano antes da eleição. Atualmente existem 27 bancadas que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A notícia foi publicada no jornal O Globo, e consta no site do Senador Buarque.

7 Responses to "Brasileiros no Japão poderão eleger um deputado federal"
Anônimo said :
4 de abril de 2009 às 01:41
haha, esta explicado a "visita" dos 2 deputados mes passado no arquipelago!
coincidencia?
Anônimo said :
4 de abril de 2009 às 02:00
Opa!, "Pela lei eleitoral atual, um candidato a deputado federal deve ter domicílio na área de sua bancada pelo menos um ano antes da eleição." traduzindo: Carlos Zaha, vc eh filiado a algum partido!?
hummm...
se eu sobreviver a essa crise, meu voto eh seu! kkkk...
ja pensou!? ja neh...
nobre deputado! aff...
Nagoiano said :
4 de abril de 2009 às 02:17
Taí um projeto interessante. Tá certo que um deputado sozinho não vai conseguir resolver muita coisa, ainda mais se for independente ou da oposição. Mas melhor ter um representante da comunidade brasileira do Japão no Congresso do que não ter ninguém. E neste caso melhor ter alguem que esta se mobilizando e fazendo algo util, mesmo com poucos recursos financeiros e muito trabalho braçal como o Zaha que algum comerciante ou profissional liberal que querem so auto-promoção.
Anônimo said :
4 de abril de 2009 às 19:41
COM RAZAO A POLITICA DO BRASIL AINDA TA UMA MERDA, ESSES DOIS DEPUTADOS FDP, VEM COM O DINHEIRO DO POVO, QUEM NESSA CRISE VAI CONSEGUIR VIR P JAPAO SE NAO OS POLITICOS, DINHEIRO DESVIADO, ARRANCADOS ATRAVES DE IMPOSTOS DE GENTE HUMILDE, VIAJAM COM A DESCULPA ESFARRAPADA QUE VAI AJUDAR OS BRASILEIROS, QUE NADA!! VIERAM COM SEGUNDAS INTENCOES PENSANDO SOMENTE NO FUTURO DESSES POLITICOS FDP, AFINAL O QUE ELES CONSEGUIRAM AQUI? PORRA NENHUMA SO APROVEITARAM A VIAGEM, SE FAZENDO DE POLITICOS SOLIDARIOS.
Anônimo said :
4 de abril de 2009 às 21:18
KKKKK PRA QUEM , MAIS PRA MAMAR NO TENTA DO GOVERNO KKKKKK, E ALEM DO MAIS NAO FAZEM NADA KKK
Unknown said :
6 de abril de 2009 às 08:32
Sou da opinião de que os brasileiros que optaram em ter residencia no japão, visto permanente, lutar pelo direitos do voto na politica japonesa, ter os mesmos direitos/obrigações, politicos e civis, do povo japonês.
Nao vejo a necessidade do voto para as pessoas que optaram em permanecer no territorio japones.
Erica Akira said :
8 de abril de 2009 às 08:15
Como assim não vê necessidade?
Uma luta não exclui a outra.
Podemos muito bem lutar pelo voto nos dois países: voto no Brasil e voto no Japão.

Melhor ser representado nos dois páises que em nenhum, veja o que ocorre conosco agora: fica um jogo de empurra. O Brasil acha que o Japão deve nos ajudar, e o Japão acha que a solução é mandar os desempregados arrumarem emprego no Brasil.