A Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade Tokai de Kanagawa vai ofererer um curso superior em Pedagogia com ênfase em educação infantil. O curso será na modalidade à distância e terá a duração de 4 anos com 6 aulas presencias previstas anualmente. O curso será gratuito e é destinado a profissionais que atuam na área de educação , sejam em escolas japonesas ou brasileiras. Os interessados devem fazer um cadastro no site www.nead.ufmt.br até o dia 25 de março e aguardar as instruções para o vestibular.
domingo, março 15, 2009
Curso superior de Pedagogia para brasileiros no Japão
Brasil Fureai
20 Responses to "Curso superior de Pedagogia para brasileiros no Japão"
Anônimo
said :
15 de março de 2009 às 02:42

Se for para formar professores via online que sejam para formar professores em cada área. Cada um com a sua especialidade.
Um pedagogo não dá aulas de matematica, ciências, portugues etc... Ele é um profissional que vai coordenar a atuação dos professores.
E quando tiver que ensinar matemática, fisica, quimica, biologia etc... Vai ser necessário professores com essa formação. Não vai haver mercado para tanto pedagogo. Normalmente é um pedagogo por escola. No Brasil, por questão de custo não existem pedagogos em muitas escolas da rede publica. Ou normalmente um pedagogo atua em mais de 5 escolas.
Sugiro a todos que vão fazer o curso de Pedagogia para que se informem bem do que se trata esta profissão pois todos imaginam que pedagogo dá aula. AS AULAS SAO DADAS POR PROFESSORES E NAO PEDAGOGOS!
Mais informações na Internet. Eu encontrei um que fala da regulamentação da profissão.
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/367185/trabalho-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-pedagogo
Então porquê não oferecer cursos de licenciatura nos cursos que eu citei?
Não precisa ter muita visão para ver que não será muito frutífero este curso pois não haverá mercado para tantos profissionais que voces pensam em formar!
Me desculpe a sinceridade, mas o Sr. me parece muito derrotista, a ideia me parece eh qualificar o profissional no nivel Universitario, nivelando por cima os professores remanescentes do efetivo das escolas tambem remanescentes, devido as circunstancias atuais, PT - Saudaçoes -
PS: Parei por aqui, vou estudar Japones e vou fazer vestibular para Pedagogia...
Então o Sr sugere que nivelemos os professores por baixo? O que eu escrevi está bem claro! Voce como pedagogo não vai poder lecionar nenhuma das matérias que eu mencionei no dia 20 de Março. A minha questão é que o mercado exige estes professores além é claro, dos profissionais de pedagogia. Agora a questão vital é porque insistir em formar 300 profissionais de Pedagogia? Que matéria voce como futuro pedagogo pretende ensinar aos alunos? Voce não vai ensinar pedagogia aos alunos vai????
mas esse curso é voltado para os brasileiros que já trabalham em escola japonesa como monitores, ou em escola brasileira como monitores ou professores.
É um curso de especialização para quem já trabalha na área.
Uma criança brasileira que estude em escola japonesa, tendo ou não um professor brasileiro formado em Pedagogia nessa, terá suas aulas de Matemática com o sensei japonês.
A concentração do anônimo está correta.
Agora, essa "consentração" e a "inequasão"... isso não está nada bem.
Mas o ponto que eu quero chegar é que, se é para para melhorar o ensino das escolas brasileiras então que contratem(o governo brasileiro) de imediato professores concursados e criem boas escolas aqui. Eu sou da opinião que se é para ficar cuidando das crianças enquanto os pais trabalham, então é muito melhor que elas ingressem definitivamente em escolas japonesas que tem um ensino muito mais profundo com professores de primeiro nivel. Eu não sou especialista em matematica, quimcica fisica... mas como engenheiro de formado no Japão e especializado no Brasil (rs normalmente é o contrário.) há mais de 20 anos, eu tenho familiaridade com estas matérias e últimamente eu tenho auxiliado filhos de amigos que estudam em escolas brasileiras. Fiquei horrorizado com os conteúdos ensinados. Nem no Brasil de hoje na rede pública se vê tamanho desnível. Fico muito preocupado com esta situação.
Eu não estudei no colégio japones mas posso garantir que o ensino daqui dará a qualque estudante uma boa formação. Aquela estória de que o brasileiro fica pouco tempo não é real. A grande maioria quer ficar por isso deve se integrar à sociedade local começando pela educação dos filhos.
Quando ao termo "consentrasão" voce me desculpe o equívoco. Um lapso que espero não venha a ser justificativa para julgar o conteúdo do que escrevo. Aliás eu já havia me referido a isto a um outro comentarista.
Não disse que o senhor esteja proibido de fazer vestibular. Onde está escrito isto?
Alguem disse que a função do pedagogo vai ser trabalhar junto com o corpo docente das escolas japonesas. Mas para isso é necessário um bom dominio do idioma japones. Se um professor japones estiver com problemas de aprendizado do "光合成”o que voce sugeriria?
Kyrie Eleison - Que bom ser anonimo, posso ser qualquer um, e isso te intriga...
Pergunta não respondida.
Como sempre este espaço é usado somente para desabafos pessoais.
Quando a realidade bater de frende as pessoas vão se ligar.
O oba-oba é a tônica do momento.
Agora,aos que prestarão o vestibular,espero que consigam aplicar e fazer bom proveito da faculdade no Brasil porque aqui,difícil ...mesmo porque há muitas escolas falindo e a tendência é elas irem ruindo pouco a pouco e uma atrás da outra...e,esperar pelo governo ...é ruim hein rsssss