skip to main |
skip to sidebar
Alêm de presidente, os brasileiros no Japão poderão eleger um deputado, caso a PEC seja aprovada na Câmara Foi aprovado em primeio turno, um projeto de emenda constitucional (PEC) no Senado da República do Brasil que permite aos brasileiros no exterior o direito de votar e eleger deputados federais que os representem na Câmara dos Deputados em Brasília. A PEC precisa ser votada em segundo turno no Senado, antes de seguir para a Câmara, caso seja aprovada, será regulamentada por lei oridinária. O senador Cristovan Buarque (PDT-SP), autor da emenda, defendeu a proposta, alegando que os brasileiros que vivem no exterior precisam ter representação no Congresso. Ele propos uma bancada de pelo menos 4 Deputados, um para representar os brasileiros que moram nos Estados Unidos, outra para os que vivem na Europa , uma terceira para defender os brasileiros no Japão e a quarta para os demais compatriotas espalhados pelo mundo.
¨O número de brasileiros que vivem hoje no exterior, cerca de 3 milhões, supera a população de Brasília, e eles não podem continuar sem representação no Parlamento¨, argumentou o senador Buarque.
A proposta do senador foi apresentada em 2005 e mobilizou parte dos brasileiros no exterior com um abaixo assinado de 22 mil assinaturas.
¨A eleição de representantes de emigrantes ja é uma realidade em países como Espanha, Itália e Portugal¨¨, observou o embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário geral do MInistério das Relações Exteriores das Comunidades Brasileiras no Exterior.
Pela lei eleitoral atual, um candidato a deputado federal deve ter domicílio na área de sua bancada pelo menos um ano antes da eleição. Atualmente existem 27 bancadas que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A notícia foi publicada no jornal O Globo, e consta no site do Senador Buarque.
coincidencia?