sexta-feira, novembro 28, 2008

(0) Comments

Demissão não é a solução.

Brasil Fureai

Quando grandes nomes como: Suzuki, Toyota, Sony entre outras anunciam a redução do quadro de funcionarios , então temos uma grave crise. As chances de emprego tornam-se mínimas. As pessoas desempregadas, estando sem renda não consomem mais. Sem consumo, não há vendas. Sem vendas não há compras. Sem compras não se fabrica o produto. Sem fabricação não tem funcionários. E então novamente, as empresas se veêm diante de um ciclo vicioso chegar-se a tão temida falência. Podemos chegar a conclusão que tais medidas não sejam tão eficazes.. Quem é empresário ou administrador, deve pensar nisso. Ao invés de demitir seus funcionarios como medida para manter sua emprêsa por um determinado periodo, Por que não manter o quadro de funcionários e ajudar a economia local e global, diminuição da jornada de trabalho , além da redução das horas extras, diminuição dos dias de trabalho;com redução de salário , ao inves de manter 90 funcionarios e demitir 10, redução temporária do salário e a mantenção do emprego.
Exemplo
Uma emprêsa com 100 funcionários onde cada um ganhe 250 mil ienes teremos uma folha de pagamento de 25 mlhões de ienes. Se a empresa demitir 10 funcionarios , vai economizar 2.5 milhões de ienes.
Mas se os salários forem reduzidos para 220 mil ienes, a folha de pagamento seria de 22 milhões de ienes , uma economia de 3 milhões de ienes , bem maior do que o resultado da demissão de 10 funcionários.
Obviamente essas medidas não seriam bem recebidas pelos funcionarios, mas diante do quadro recessivo é mais aceitável do que a perda do emprego.
Cidadania e solidariedade, a questão da moradia
Aproveitando o espaco, levantaremos a questão de problemas com moradia que muitas pessoas tem devido ao vínculo com a HAKEN GAISHA (empreiteira),quando as pessoas ficam na dependência da mesma. Quando é anunciado um corte, a maioria dos funcionarios que além de perderem seus trabalhos, acabam perdendo sua casa. Uma pessoa que acabou de perder seu emprego, sua casa, acaba perdendo sua esperança e em muitos casos, sua dignidade. Pedimos que as empreiteiras facam sua parte de cidadania. Por mais que a maioria dos trabalhadores sejam apenas números no caderninho de contabilidade e contas da empresa, lembre que ele pode ser um pai de familia e que outras pessoas tambem dependem dele. Lembre de seus filhos, seu pais, seus entes queridos. Lembre que alguns dias ou semanas a mais naquela moradia pode fazer a diferenca. Não suje o nome da sua emprêsa por pouco. Não regule amparo aos que necessitam. Não abra mão da sua benevolência em troca de trocados insignificantes de contas de luz e água no final do mês. Ajude quem você pode. Lembre-se que hoje pode não ser voce a precisar de ajuda, mas nunca sabemos como sera o dia de amanhã. O mundo é um só, para esta crise em que estamos não existe raça nem cõr. Mostre o seu bom carater, seja cidadão do mundo.
国際問題に自覚を
解雇という言葉は新聞の見出しだけではなく、私たちが思っている以上に深い意味を持っている。もしも、誰も知らない町の誰も知らない売店の経営者がそこに働いている者を解雇すると言い出したら、誰も気づかかないでしょう。そこに働いていた人たちは他の会社に勤めうつれば問題は解決だと考える人はほとんどでしょう。ただし、現実に、その誰も知らない売店ではなく、トヨタ、スズキ、ソ ニーといったような大きな会社が一斉に解雇をすると国際的に公開したら、これは大変な問題となるではないのだろうか。どれだけの人が求人報告を見て、他の職場を探さなければならない、全員が再就職することが不可能 に違いない。失業者は毎月の給料が無く、消費者としてのものを買わなくなる。消費者がいなければ市場が止まる。市場が動かなければ生産も中断する。生産が中止すれば、工場現場労働者を雇う必要がない。その時点で再び同問題を目の前にし、未解決のまま経営者に同じ質問が迫る:人材解雇か破産か。そして度々同じ解雇の道を歩む。それがサイクルとなり、ことが繰り返しているうちに完全に言えるのが解決法を誤ったとのこと。もし、あなたが経営者の立場にいたら、これらに耳を傾いて頂きたい。部下を解雇する前に、自分の商売だけではなく、金融市場全体、世界的に考えてほしい。出勤日数を減らすなどの他の対策を採ってもらいたいところ。他の解決法として紹介できるものの一つは下記にあるので参考にしてください。
社会的存在
これを機会に、派遣会社を通しての労働者住まい問題を申 しあけたい。派遣会社を通して働いている労働者はそれらに従って行動しなければならないが、不景気の真最中で解雇になると派遣会社のアパートもでなければならない状況になっている。自分の仕事をなくし、生活していた住まいも失うと将来の希望も失ってしまう場合が多いです。派遣会社を経営している者へのお願いがあります。派遣社員が経理の数字以上に大事にしたらどうでしょうか。すべてを譲るとなると、商売が成り立たないと思っている方も多いのでは。ただ、世界の現状況を考えると失業した者に逃げ場がありません。その失業者の多くは家族の支えとなっていることを思い出し、その方々の子供、大事にしている人を思い浮かべ行動に移っていただきたい。解雇日々が続く今だからこそ、思いやりを持って、失業者の住まいを数日、数週間を延ばしたらどうでしょうか。自分の会社が社会のためにも良いことを行っていると言える様な環境を作ったらどうでしょうか。今、あなたは支えとなっている立場になっているかも知れませんが、未来を予 測できない。明日は支えられる立場になっているかも。不景気にやられるには出身地、性、差別はありません。是非、あなたのできる限り、グローバル社会に協力を。




0 Responses to "Demissão não é a solução."