quinta-feira, fevereiro 26, 2009

(3) Comments

Reportagem da revista Veja sobre a crise dos brasileiros no Japão

Brasil Fureai


A revista Veja edição 2101 traz uma matéria sobre a crise que está afetando os brasileiros no Japão. A repórter Naiara Carmo Magalhães entrevistou a diretoria da Brasil Fureai que passou os dados sobre a crise. Uma prévia da reportagem pode ser vista aqui.

A matéria completa pode ser vista no site do Clipping do Ministério do Planejamento do Brasil
inclusive com uma reportagem complementar sobre os números da economia japonesa.
Quem quiser imprimir as matérias no Netprint do combini 7 Eleven, o número é 97117159 o arquivo está disponivel até o dia 5 de março.

3 Responses to "Reportagem da revista Veja sobre a crise dos brasileiros no Japão"
Anônimo said :
26 de fevereiro de 2009 às 23:51
Olá, estou procurando emprego à 3 meses, sempre estou indo na hellowork, pego várias ofertas de trabalho para ser apresentado, mas infelizmente deve ter algo de errado, sei que está dificil para todos, não só para brasileiros como também para os japoneses, porém venho observando uma falta de vontade e sensibilização da parte dos atendentes.

Observei durante a ligação de apresentação que eles procuram passar todos nossos pontos negativos à empresa, são elas: nível de japonês razoável, idade, carta de motorista, entre outros. E nunca em umas das ligações eles informaram algo bom.
Anônimo said :
26 de fevereiro de 2009 às 23:52
Cheguei a pegar um senhor atendente, que me encheu de sermões, sobre o que eu devia ter feito no passado, e por fim encerrou dizendo que não tem emprego. Outros repetem falando para estudar japonês (em relação ao Kanji), porém não contive, e tive que falar muita coisa: indicar uma escola que se encaixe em meu horário de trabalho, inclusão na sociedade japonesa, etc. Depois perguntou até quantos eu sei contar, e falou para aprender Kanji, coisa que eu sei que tenho que fazer, e sei que preciso de um bom tempo para aprender.

Sempre tentam afunilar as chances que tenho, perguntando muita coisa, como quanto tempo mais vou ficar no Japão, caso seja menos 3 anos, fica dificil, se vou ficar com minha familia, se tenho paciência, etc.

Eu só queria que eles fossem mais diretos, porque eu prestava atenção no atendimento do lado com japoneses, é completamente diferente.
Anônimo said :
27 de fevereiro de 2009 às 00:01
Só queria uma orientação de como agir, o que fazer, porque a situação esta complicada, já estamos psicologicamente afetados por causa da crise, ficar correndo atraz de emprego, empreiteiras japonesas, etc. Já estou exausto por essas coisas, mas ainda tenho que sentar lá na cadeira da Hellowork para ouvir um monte de coisa, jogar na minha cara um monte de coisas que não coopera em nada.

Amanhã vou lá denovo, vou ser mais educado do que sou, e tentar pelo menos que liguem para empresas não comentando sobre meu defeitos, mas focar em marcar ao menos uma entrevista.