terça-feira, março 10, 2009

(35) Comments

Brasileiros na feira de emprego em Hamamatsu

Brasil Fureai


Muitos brasileiros na feira de empregos do Act City em Hamamatsu

Aconteceu hoje a tarde a feira de empregos (shushoku mensetsu kai) no pavilhão de exposições do Act City, organizada pela Secretaria de Trabalho de Shizuoka e o Hello Work.
Muitos brasileiros compareceram na feira, mas poucos conseguiram alguma colocação .Uma das barreiras é o  conhecimento insuficiente da língua japonesa, algumas emprêsas exigiam  também licenças (shikaku) de habilitações profissionais.
35 Responses to "Brasileiros na feira de emprego em Hamamatsu"
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 18:16
Eu fui nessa feira, dava até vergonha de ver um monte de brasileiro pensando que estavam numa festa junina do Ziva . Tinha até um pinguço brasileiro pedindo esmola, levaram até criança, Só faltou vender pastel e coxinha.
Os que foram de foram de terno e gravata não foram de camisa branca, tavam pensando que era uma balada do falido Farenheit, esses foram até pior do que os que estavam de moleton pois esses não tinham dinheiro pra comprar terno.

Não é a toa que os entrevistadores japoneses olhavam meio torto pros brasileiros.

U
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 19:33
Acabei de assistir o video, desejo muita sorte a todos, mas poxa...levar crianças em entrevista para emprego, assisti ao video com um choro de criança, isso é inadmissível, atrapalha a todos, inclusive as pessoas que estão sendo entrevistadas. Eu não quero ofender ninguém é só um comentário e e spero que não seje apagado.
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 19:43
Não fui a essa feira, porem acho que deviam ter um pouco de compaixão quando se fala de crianças chorando, ou seja pais que levam crianças a entrevista.
Não podemos esquecer que não estamos no Brasil, e portanto nem sempre se tem uma tia, uma avó, ou mesmo um vizinho ¨gente boa¨pra cuidar das crianças enquanto se procura emprego.
Essa é a nossa realidade, que tal ao invés de criticar fazer alguma coisa?
Se revezar? tomar conta dessas crianças para eles?
Não dá?
Então por favor tenhamos pelo menos respeito e compaixão.
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 19:59
Estive nessa feira, e senti que ela não foi organizada para atendimento de brasileiros, essa feira era pra japonês. E aqui no Japão não se misturam as coisas, não se leva crianças em entrevistas de empregos sob qualquer alegação, não tem justificativas, se não tem com quem deixar, então não vá, porque com certeza você estará atrapalhando os serviços dos que lá estão. E para finalizar, gostaria de saber, se algum brasileiro conseguiu emprego nesta feira.
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 20:22
Não houve ninguém de boné dessa vez? Sempre tem um. Não tiveram uma mãe ou pai que ensinassem que não se usa chapéu (e por extensão boné) em recintos fechado.

Acham que japoneses descriminam brasileiros.... Mas eu próprio não quero ter relacionamento com gente assim.
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 20:43
Meu amigo foi nessa feira, e disse que tinha uns tsuyakus que levaram os brasileiros. eles cobravam $$ pra ¨ajudar¨¨ a preencher o rirekisho e o formulario de inscrição. Ele reconheceu a filha da dona Marlene,aquela que foi da Nipomed
A unica raça que ta ganhando dinheiro com a crise sao os tsuyakus que perderam o emprego nas empreiteiras e agora fazem pose de bonzinhos.
NÃO SEI COMO TEM BRASILEIRO OTARIO QUE PAGA PRA ESSES SANGUE SUGAS. ME DA NOJO >>
Anônimo said :
10 de março de 2009 às 21:25
Eu tb concordo plenamente com o absurdo de levar criança para entrevista de emprego?Por acaso,quando iam às fabricas fazer entrevistas,as crianças iam juntas?Nw tem justificativa.Arrume alguem que possa ficar com as crianças,uma creche por algumas hs,que existe,reveze com o marido,amigos,mas levar não dá!!!
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 00:00
Embora essa feira tenha sido realizada única e exclusivamente para os japoneses,foi válida para que os brasileiros sintam que estudar a língua japonesa é fundamental para quem deseja permanecer no Japão!!!
Então pessoal,vamos estudar nihongo!!!
Boa sorte a todos!!!!
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 01:20
Nao basta falar portugues no Brasil pra se candidatar a uma vaga de Gerente de uma empresa. Se nao tiver formacao vai trabalhar de motoboy
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 09:51
Para o Anonimo de cima, No Brasil, até pra ser motoboy exige pelo menos o ensino médio, se não tiver formação e for analfabeto em portugues e achasse um nikei pra casar, sÓ pode ir pro JAPÂO .
ALIAS PODIA, PQ agora nao tem emprego pra gente de baixo nivel.

Nao é de se estranhar o baixo nivel dos brasileiros que estao aqui. há 15 anos atras o nivel dos dekasseguis eram bem mais elevado.
ESSA É A REALIDADE, ACORDEM PARA ELA.

SE NAO TIVER CONHECIMENTO DA LINGUA E FORMACAO PROFISSONAL VAZEM PRO BRASIL ENQUANTO É TEMPO
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 11:15
INFELIZMENTE A FEIRA FOI ASSIM SO PRA JAPONESES MESMO E A REALIDADE, SEM PESSIMISMO.ELES QUEREM NA REALIDADE UM NIVEL DE JAPONES EQUIVALENTE AO ENSINO MEDIO ESSA E A VERDADE ,SO QUEM ESTUDOU AQUI TEM REAIS CONDICOES, EU NEM FUI NOS EVENTOS QUE TEVE PARECIDO PQ NINGUEM FOI CONTRATADO.
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 11:17
E COMO EXIGIR NIVEL DE JAPONES EQUIVALENTE AO ENSINO MEDIO PRA ESTRANGEIROS QUE DESDE QUE PISAM AQUI JA CAEM NUMA FABRICA , MUITOS TRABALHARAM POR MAIS DE 12 HORAS E UM DIA NA SEMANA DE FOLGA?
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 11:23
eu estou trabalhando ainda, mas to sentindo o pouco caso dos japoneses das fabricas, somos descartaveis e invisiveis mesmo esssa e a verdade, um sai e logo depois e a mesma coisa que nunca tivesse estado ai, falam assim ae? saiu? vira da risada e ta tudo bem ...triste mas real
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 11:35
GENTE, OUTRA COISA SE FOR PRA PAGAR TSUYAKU PRA IR PARA ESSES LUGARES, VOU SER SINCERO, NEM VA.
E PERDER DINHEIRO, E SAIR DALI FRUSTADO,NO MINIMO NIHONGO BASICO PRA SONHAR COM UM EMPREGO NA FEIRA.
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 12:03
Caros comentadores, não adianta ficar ofendendo e julgando os seus conterrâneos, porque neste planeta não existe uma só pessoa que seja perfeita, então vamos unir a comunidade brasileira em prol de todos, porque unidos ganhamos força para lutarmos e atingirmos os nossos objetivos. Percebo que os que dizem serem pessoas com mais cultura e adaptado ao país, também encontram as mesmas dificuldades que nós os ignorantes estamos encontrando, ou será que estão todos empregados e felizes? ACORDA PEÃO, ESSA CRISE É PARA TODOS.
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 14:56
pelo que li nao vi ofenca nenhuma, mas nao podemos correr atras de ilusoes, a realidade esta na nossa cara, vamos se unir sim, mas com o pe no chao, e com REAIS oportunidades, forca pessoal....
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 18:30
Tenho compaixão com as crianças sim, por isso postei acima. acho muita falta de senso levar crianças em um local assim, pois entrevistas para um emprego realmente não é lugar para crianças, mas agora se a pessoa não tem ninguém para cuidar das crianças...o que vai fazer com elas qdo arrumar uma colocação?
Anônimo said :
11 de março de 2009 às 20:25
Tenha paciencia amigos! Sou japones e fui qdo era criança pro Brasil... la tive q puxar enxada no cafezal e nao tive condiçoes de estudar. Apos a colheita, tomei kubi! Passei ate fome e la nao tive salario desemprego muito menos emprestimo! Depois de muitos anos voltei p terra natal , mas sem estudo de la nem de ca. Nos os japoneses passamos momentos piores do q vcs! Se nao estudar e adquirir os costumes do país onde vivemos nao vamos conseguir nada! No Brasil nao existia Japao Fureai e aqui graças a Deus tem Brasil Fureai q da todo apoio p brasileiros e inclusive p mim q nao sou nem brasileiro!
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 00:55
Esta feira de seviços é voltada para japoneses, já teve a primeira no Hotel meitetsu, não sei qual foi o motivo de divulgação por este site, só se for para repercurtir na mídia, que ultimamente só tem prejudicado a comunidade brasileira.
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 10:04
GALERA UM AVISO,PARA AQUELES QUE ESTAO INDO EMBORA TOMEM CUIDADO COM AS MALAS , PQ ESTAO SENDO EXTRAVIADAS E DEPOIS REENCONTRANDAS SEM OBJETOS DE VALOR NO BRASIL ....... MAIS ESSA PRA AJUDAR,ESTAO OCORRENDO VARIOS CASOS..
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 10:20
Para o anonimo que dise que nao sabe do motivo da divulgacao da feira de emprego.
Toda informacao é valida, mesmo que de mil brasileiros so um consiga emprego, isso deve server pra eles levarem um choque e se tocarem que nao adianta querer se comportar como o Japao tivese que se adaptar aos brasileiros , e justamente o contrario. quem nao se enquadrar no sistema japones esta FORA.
O PROBLEMA É QUE BRASILEIRO AQUI NO JAPAO FORAM MIMADOS PENSANDO QUE SUA MAO DE OBRA ERA ESSENCIAL , AGORA CAIU AS FICHAS
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 10:23
COMPLETANDO, SE A FEIRA ERA PARA JAPONESES, ENTAO SE COMPORTE COMO UM JAPONES QUE PROCURA EMPREGO, SE VESTINDO ADEQUADAMENTE E FALANDO COMO UM.
E NAO SE COMPORTANDO COMO UM MONTE DE FAVELADO LEVANDO CRIANCA, CERVEJA E SE VESTINDO COMO ESTIVESSE SE DIVERTINDO.
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 11:31
concordo com o paulo, principalmente em relacao na parte que tem um lado positivo nisso, o brasileiros indo la, pra fazer com que os japas se tocarem e verem a situacao em que estamos.
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 18:20
Concordo plenamente c vc Paulo! Sou japones e la no Br tive q me comportar como brasileiro! Aprendi comer feijao, tomar cachaça, enfim todo tipo de malandragem! Mas se vc estiver aqui no Jp, tem q ser educado, culto e principalmente DISCIPLINADO! JEITINHO BRASILEIRO NAO FUNCIONA!
Anônimo said :
12 de março de 2009 às 20:52
desculpa mas japones e culto e educado? ainda nao vi isso pelo simples fato de ser estrangeiro ja te tratam diferente e brasil nao e so cachaça e malandragem existe muito mais alem disso pessoas quer sobrevivem com um salario curto pessoas boas e que nao te taxam por vc falar uma lingua diferente entao antes de falar essas coisas veja os preconceitos do seu querido japao tbm querido
Anônimo said :
13 de março de 2009 às 15:10
NAO SE PODE GENERALIZAR , PESSOAS BOAS OU MAS TEM EM QUALQUER LUGAR, UMA COISA E QUE NAO MUDA , INDEPENDENTE ONDE SE VIVE E O CARATER ...
Anônimo said :
13 de março de 2009 às 15:13
pra mim quanto mais brasileiros, que lutam pelos seus direitos aqui e bem vindo sempre.Isso sim ajuda a comunidade, a diferenca entre nos e os japoneses, e que eles sao mais unidos, note isso nas fabricas, enquanto os brasileiros sao desunidos .
Anônimo said :
14 de março de 2009 às 07:36
concordo plenamente em kaisha brasileiros nao tem uniao msm e se vc nao for descendente e os outros forem pioro te ignoram mais do que japones te ignora e uma pena
Anônimo said :
14 de março de 2009 às 11:26
Gostaria de levantar uma questao, o japao esta atrelado aos eua, americanos em massa estao sendo demitidos e lotando as agencias de emprego, no japao ainda nao, primeiro a serem demitidos sao nos os hakens, vamos entrar numa segunda fase agora que e a demissao de funcionarios diretos querendo ou nao,pq vai acabar com os hakens, nao temos condicoes e tempo de competir diretamente com eles, quem tem um pouco de dinheiro guardado nao seria melhor retornar ? alguem quer emitir uma opiniao?
Anônimo said :
14 de março de 2009 às 11:29
to levantando essa questao pq passei por isso, estava empregado, mas nao tem horas suficientes para me manter aqui, resolvi ir embora, nao quero gastar o pouquinhu que tenho aqui com risco de me torna homeless.dificil nao?
Anônimo said :
16 de março de 2009 às 11:22
Japão vai precisar de mão de obra no futuro, assim que as economias começarem a melhorar, daí eu quero ver onde o Japão vai encontrar tantos trabalhadores falando e escrevendo 80% de nihongo. ACORDA JAPÃO, O FUTURO ESTÁ CHEGANDO. Essa lingua é só usada aqui, fora daqui ninguem mais fala e muito menos vê um kanji. SÓ ESSE POVO MESMO PRA PENSAR ASSIM.
Translator said :
16 de março de 2009 às 12:18
Ao anônimo que postou hoje.
Tem muito chines que fa le e e escreve japones.
Eles como não tinham o privilégio que a maioria dos brasileiros sempre desfrutavam tiveram que buscar trabalhos que pagavam menos como arubaitos em restaurantes, lojas de conveniências etc... serviços esses que exigiam contato com a clientela japonesa. Mas independente do tipo de trabalho muitos asiáticos veem no idioma japones uma boa oportunidade ou seja eles sabem que tem que estudar o japones par ao menos fazer entrevista. Não é o cado dos brasileiros que tinham os interpretes. Agora é isso. Se os brasileiros quizerem trabalhar além do japones vai ter que se contentar com um salario igual ao dos asiáticos.
Quanto ao uso do japones fora do Japão: realmente o japones não é como o Ingles. Mas aqui voce vai ter de saber pelo menos de agora em diante. ACORDA VOCE! Quem voce acha que está dando as cartas? Aqui na região o japones é o segundo idioma mais falado na Austrália,Filipinas e India e é o terceiro idioma mais fala na China, Coréia e em quase todos os países do Sudeste asiatico.
Então não precisa ir muito longe para encontrar mão-de-obra.
Anônimo said :
16 de março de 2009 às 21:26
ALGUEM SABE QUANTOS BRASILEIROS INDEPENDENTE SE FALA OU NAO NIHONGO, CONSEGUIU EMPREGO? QUANTOS?
Anônimo said :
20 de março de 2009 às 11:19
nenhum brasileiro conseguiu emprego, japoneses bem poucos tb. Tenho um amigo japones q foi nessa feira e sabe o q ele me disse: que tudo aquilo era somente pra dizer "estamos fazendo alguma coisa" ,ou seja, uma farsa. Segundo ele, estavam pedindo nivel universitario pra realizar serviços de peao. Ele e japones e haken esta desempregado e vive da ajuda do irmão, pois nao tem nem dinheiro pra comprar comida, pois a empreiteira q ele trabalhava nao pagava seguro desemprego. Se os japoneses estao assim e o governo nada faz imagina os estrageiros como serão tratados.
Anônimo said :
20 de março de 2009 às 11:24
OLHA UM COISA E VERDADE E JA VI DE PERTO, HAKEN JAPONES SAO POUCOS MAS SOFREM MAIS DO QUE OS BRASILEIROS, SOFREM PQ SAO HAKENS E SOFREM PRECONCEITOS E SAO EXPLORADOS PELOS PROPRIOS JAPONESES SHAINS , ISSO NINGUEM ME CONTOU EU VI, TANTO E QUE ELE SAIU DA EMPRESA E O CARA TRABALHAVA MUITO MAS NAO DAVAM VALOR PRA ELE .