domingo, março 15, 2009

(20) Comments

Curso superior de Pedagogia para brasileiros no Japão

Brasil Fureai

A Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade Tokai de Kanagawa  vai ofererer um curso superior em Pedagogia com ênfase em educação infantil. O curso será na modalidade à distância  e terá a duração de 4 anos com 6 aulas presencias previstas anualmente. O curso será gratuito e é destinado a profissionais que atuam na área de educação , sejam em escolas japonesas ou brasileiras. Os interessados devem fazer um cadastro no site www.nead.ufmt.br até o dia 25 de março e aguardar as instruções para o vestibular.

20 Responses to "Curso superior de Pedagogia para brasileiros no Japão"
Anônimo said :
15 de março de 2009 às 02:42
Ola queridos este site nao esta abrindo, se possivel por favor passe o site que da pra fazer a inscricao. Agradeco desde ja.
Anônimo said :
15 de março de 2009 às 12:49
Tentei agora, e ja esta abrindo
Translator said :
17 de março de 2009 às 20:33
Ola! Caros compatriotas. Curso de pedagogia. Soa bem. Eu imagino que este curso se destina a formar professores no Japão. Já que contamos com professores sem formação dando aula aqui. Eu acho que antes de abrir um curso desta natureza o governo brasileiro deveria enviar logo um corpo docente concursado e montar algumas escolas onde há consentração de brasileiros. Este projeto vem tarde porque temos uma geração inteira que estudou nas escolas brasileiras daqui e o nivel destes jovens lamentavelmente está abaixo da media brasileira considerando que a mensalidade aqui esta na faixa dos 50 mil ienes ou seja mais de 500 dolares. Não queremos consulados ne bancos do Brasil, queresmos escolas!!!!!!!!
Anônimo said :
18 de março de 2009 às 08:36
Sr. Ken concentraçao por favor, o caso e que essa iniciativa e bem vinda em se pensando nas pessoas que com boa vontade trabalham na area, o que nao resolve. Enatao a profissionalizaçao dessas pessoas justifica por si so o curso e por outro lado meu filho esta na escola japonesa afinal estamos aqui no Japao, o Brasil e do outro lado do mundo, onde iremos voltar um dia Abs
Translator said :
19 de março de 2009 às 20:53
"consentração" com certeza não soa bem. Mas voltando ao assunto do último anônimo, eu acho que a via mais rapida seja a de contratação imediata do dito corpo docente. O curso de pedagogia não vai resolver a maioria dos problemas educacionais dos brasileiros no Japão. Por exemplo o que fazer para ensinar matematica para alunos do ginasio? Um pedagogo vai ensinar equação dos segundo grau, inequasões...? Um pedagogo não pode ensinar biologia para alunos do ginasio assim como não pode ensinar quimica. Materias importantíssimas para poder entrar competitivo nos vestibulares do Brasil. Até acho que algum pedagogo que tenha boa formação em matematica, quimica, biologia, fisica...possam ensinar as ditas matérias mas no Brasil tem que ter formação para tal. Alguem poderia me dizer o que um pedagogo poderia fazer além do planejamento escolar ou como gerente escolar?
Se for para formar professores via online que sejam para formar professores em cada área. Cada um com a sua especialidade.
Anônimo said :
20 de março de 2009 às 08:04
Certamente isto deve ter sido ponderado, levando-se em conta o numero de alunos por faixa etaria e a necessidade de ALFABETIZAÇAO EM PORTUGUES e nos outros niveis do ensino fundamental e medio, poderiam-se "importar" professores, como e o caso de algumas escolas e isso e uma exigencia brasileira; normal e magisterio ja eram tanto la como ca, vou fazer Pedagogia aqui, nem que tenha que dar aula ate a 4 serie ou 5 ano Abs
Translator said :
20 de março de 2009 às 10:34
Sim desejo que voce seja bem sucedido como pedagogo mas cabe aqui refletir que tipo de atuação tem um pedagogo?
Um pedagogo não dá aulas de matematica, ciências, portugues etc... Ele é um profissional que vai coordenar a atuação dos professores.
E quando tiver que ensinar matemática, fisica, quimica, biologia etc... Vai ser necessário professores com essa formação. Não vai haver mercado para tanto pedagogo. Normalmente é um pedagogo por escola. No Brasil, por questão de custo não existem pedagogos em muitas escolas da rede publica. Ou normalmente um pedagogo atua em mais de 5 escolas.
Sugiro a todos que vão fazer o curso de Pedagogia para que se informem bem do que se trata esta profissão pois todos imaginam que pedagogo dá aula. AS AULAS SAO DADAS POR PROFESSORES E NAO PEDAGOGOS!
Mais informações na Internet. Eu encontrei um que fala da regulamentação da profissão.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/367185/trabalho-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-pedagogo
Translator said :
20 de março de 2009 às 10:42
Esta carta eu gostaria que a comissão responsável por este curso à distancia de Pedagogia. Eu acho que aqui a carência maior é de professores com licenciatura em: PORTUGUES, MATEMATICA, CIENCIAS, FISICA, QUIMICA, BIOLOGIA, ESTUDOS SOCIAIS, GEOGRAFIA, HISTORIA e INGLES.
Então porquê não oferecer cursos de licenciatura nos cursos que eu citei?
Não precisa ter muita visão para ver que não será muito frutífero este curso pois não haverá mercado para tantos profissionais que voces pensam em formar!
Anônimo said :
21 de março de 2009 às 07:53
Sr. Ken, eu nao quero mostrar Quem eh Quem, mas li sua sugestao de Sitio na Rede Mundial de Computadores, e verifiquei que tal proposiçao esta sujeita a analise, quero tambem sugerir uma Pagina de Rosto de um educador do PT no endereço a seguir: http://www.arturbruno.com.br/acao/artigos/2004/texto.asp?id=665
Me desculpe a sinceridade, mas o Sr. me parece muito derrotista, a ideia me parece eh qualificar o profissional no nivel Universitario, nivelando por cima os professores remanescentes do efetivo das escolas tambem remanescentes, devido as circunstancias atuais, PT - Saudaçoes -
PS: Parei por aqui, vou estudar Japones e vou fazer vestibular para Pedagogia...
Translator said :
21 de março de 2009 às 21:07
Ao último anônimo. Estou lendo o que eu havia escrito e até o momento não encontrei qual o trecho em que eu me considero um derrotista como voce mencionou.
Então o Sr sugere que nivelemos os professores por baixo? O que eu escrevi está bem claro! Voce como pedagogo não vai poder lecionar nenhuma das matérias que eu mencionei no dia 20 de Março. A minha questão é que o mercado exige estes professores além é claro, dos profissionais de pedagogia. Agora a questão vital é porque insistir em formar 300 profissionais de Pedagogia? Que matéria voce como futuro pedagogo pretende ensinar aos alunos? Voce não vai ensinar pedagogia aos alunos vai????
Anônimo said :
23 de março de 2009 às 00:19
Me desculpem...
mas esse curso é voltado para os brasileiros que já trabalham em escola japonesa como monitores, ou em escola brasileira como monitores ou professores.
É um curso de especialização para quem já trabalha na área.

Uma criança brasileira que estude em escola japonesa, tendo ou não um professor brasileiro formado em Pedagogia nessa, terá suas aulas de Matemática com o sensei japonês.

A concentração do anônimo está correta.

Agora, essa "consentração" e a "inequasão"... isso não está nada bem.
Anônimo said :
23 de março de 2009 às 08:47
No caso da UFSCar o objetivo é o de formar o(a) pedagogo(a) para atuar na docência das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. A sua atuação deverá estar centrada nos processos de ensino e de aprendizagem relacionados à educação escolar, o que não impede que esse profissional esteja apto a atuar também em outros contextos educativos, particularmente ao considerar-se que a prática pedagógica é o componente curricular central que permeia todo o processo formativo.
Translator said :
23 de março de 2009 às 09:55
Erica concordo plenamente com voce. O que eu venho escrevendo aqui nada mais é do que uma opinião pessoal. Eu tenho visto pessoas daqui de Aichi que acha que este curso é para todos ou seja que, aquela pessoa que sequer tem formação para dar aulas está apta, depois de formado, a dar aulas. Eu coloquei a questão do curso pois o pedagogo não dá aulas das materias que eu mencionei.
Mas o ponto que eu quero chegar é que, se é para para melhorar o ensino das escolas brasileiras então que contratem(o governo brasileiro) de imediato professores concursados e criem boas escolas aqui. Eu sou da opinião que se é para ficar cuidando das crianças enquanto os pais trabalham, então é muito melhor que elas ingressem definitivamente em escolas japonesas que tem um ensino muito mais profundo com professores de primeiro nivel. Eu não sou especialista em matematica, quimcica fisica... mas como engenheiro de formado no Japão e especializado no Brasil (rs normalmente é o contrário.) há mais de 20 anos, eu tenho familiaridade com estas matérias e últimamente eu tenho auxiliado filhos de amigos que estudam em escolas brasileiras. Fiquei horrorizado com os conteúdos ensinados. Nem no Brasil de hoje na rede pública se vê tamanho desnível. Fico muito preocupado com esta situação.
Eu não estudei no colégio japones mas posso garantir que o ensino daqui dará a qualque estudante uma boa formação. Aquela estória de que o brasileiro fica pouco tempo não é real. A grande maioria quer ficar por isso deve se integrar à sociedade local começando pela educação dos filhos.
Quando ao termo "consentrasão" voce me desculpe o equívoco. Um lapso que espero não venha a ser justificativa para julgar o conteúdo do que escrevo. Aliás eu já havia me referido a isto a um outro comentarista.
Anônimo said :
27 de março de 2009 às 08:47
Quero dizer que sou o anonimo desde 18/03, que nao poderei fazer o vestibular para Pedagogia, pois nao me enquadro nas condiçoes para inscriçao. Tudo bem, sendo ja possuir um curso concluido numa Universidade e outro numa Faculdade, sendo um em Ciencias Humanas e o outro em Ciencias Exatas. Congratulo as pessoas que viabilizaram o referido Curso de Pedagogia, e aos futuros discentes desejo boa sorte desde ja, pois isto ja eh um marco na historia dos dois paises, Parabens a todos
Anônimo said :
27 de março de 2009 às 23:07
Oi seu Anonimo!
Não disse que o senhor esteja proibido de fazer vestibular. Onde está escrito isto?
Alguem disse que a função do pedagogo vai ser trabalhar junto com o corpo docente das escolas japonesas. Mas para isso é necessário um bom dominio do idioma japones. Se um professor japones estiver com problemas de aprendizado do "光合成”o que voce sugeriria?
Anônimo said :
28 de março de 2009 às 07:52
Sera necessario alguma "concentrasao" para resolver essa "inequasao"
Kyrie Eleison - Que bom ser anonimo, posso ser qualquer um, e isso te intriga...
Anônimo said :
28 de março de 2009 às 08:16
Pena!
Pergunta não respondida.
Como sempre este espaço é usado somente para desabafos pessoais.
Quando a realidade bater de frende as pessoas vão se ligar.
O oba-oba é a tônica do momento.
Unknown said :
15 de abril de 2009 às 16:00
ola
Anônimo said :
15 de abril de 2009 às 16:02
oooo
Anônimo said :
15 de abril de 2009 às 16:38
olá, pessoal...Concordo em gênero,grau e número com comentários do sr ken.Na verdade ,ele quis alertar as pessoas que acreditam que esta capacitação profissional vai trazer melhoria da educação dos brasileirinhos no Jp que ,isto é pura ilusão e perca de tempo...Eu compreendi perfeitamente a sua colocação pois acredito que você,tendo formação superior , tem sim uma visão mais real da situação em relação as pessoas que aqui comentaram...Eu falo isto porque dou aula em escola brasileira e sei que tudo que você falou é verdade e que esta não seria a solução para nem metade das necessidades básicas para uma escola se estruturar...A gente precisa de professores,isto sim,detalhe:com formação de 3º grau!Daqui a quatro anos teremos 300 pedagogos (formados à distancia,o que é péssimo) com seu diplomia debaixo do braço e sem ter campo de atuação como disse o sr Ken e os estudantes brasileiros na mesma,percebem?Ô perca de tempo...tsumaranai deshoo!Além de professores precisamos que as escolas barasileiras sejam desprivatizadas,ou seja ,seja iniciativa e investimento do governo brasileiro no Jp porque pelo que vejo os donos das escolas aqui são meros comerciantes e que não tem nenhuma pretenção pedagógica de verdade!Por isto na minha opinião,o melhor é colocar seus filhos em escola japonesa para que haja uma integração rápida na sociedade e uma ótima formação educacional.
Agora,aos que prestarão o vestibular,espero que consigam aplicar e fazer bom proveito da faculdade no Brasil porque aqui,difícil ...mesmo porque há muitas escolas falindo e a tendência é elas irem ruindo pouco a pouco e uma atrás da outra...e,esperar pelo governo ...é ruim hein rsssss