domingo, março 22, 2009

(4) Comments

Escola brasileira abre as portas para a comunidade de Kakegawa

J.Comessu


O Centro Educacional Mundo Novo de Kakegawa está com novos projetos para a comunidade brasileira de Kakegawa. Um dele é o incentivo do retorno de crianças que abandonaram a escola por problelmas financeiros com a redução da mensalidade. a diretora Ilma Tokunaga está abrindo a escola nos fins de semanas para a comunidade de Kakegawa oferecendo cursos de japonês e computação. A professora Ilma foi coodenadora do Colégio Comunitário Águia de Yaizu e organizou as Jornadas pela Educação em 2006, uma série de palestras sobre educação para os pais da comunidade brasileira de Yaizu.Mais informações no telefone 0537-27-0384 , email:secretaria@cemn.org
4 Responses to "Escola brasileira abre as portas para a comunidade de Kakegawa"
Anônimo said :
23 de março de 2009 às 12:10
Que dramatico o caso desse rapaz ne? digo isso pq tenho 5 anos de japao e ja to tendo dificuldade pra poder me adaptar denovo no brasil, sei que isso e normal , imagine para as criancas e adolescentes . fora os que estao a mais de 10 anos aqui.
Translator said :
23 de março de 2009 às 13:04
Concordo com a diretora. A assimilação cultural é necessária pois é a meneira mais fácil da comunidade se integrar com a comunidade local. Eu acho que poderia haver escolas brasileiras mas que ela fosse escolas de portugues como existem escolas de japones no Brasil. O que faria esta escola? Ela ensinaria o portugues aos alunos e ao mesmo tempo acompanharia o curriculo da escola japonesa tornando familiar os tesmos usados em matematica, fisica, quimica, biologia etc... para que, se o aluno resolvesse voltar ao Brasil ele estaria apto a resolver problemas do idioma pois num exame vestibular seria necessario o aluno saber termos em portugues. Por exemplo 幾何学 é geometria em japones ou 光合成 fotossintese. A escola teria que ter alunos preparados para o vestibular em portugues.
O governo brasileiro poderia facilitar reconhecer o diploma de segundo grau do Japão dos alunos brasileiros já que ele não se prontifica a criar escolas com o padrão do MEC aqui no Japão. Cabe boa parte da responsabilidade do Governo Brasileiro com relação à educação dos filhos dos brasileiros.
Anônimo said :
23 de março de 2009 às 19:32
essa ilma é uma golpista muito da safada!!!diexou o colégio águia com uma dívida muito grande largou as criancinhas a deus dará agora vem com essa história de ajudar a comunidade...abram os olhos.
Anônimo said :
29 de março de 2009 às 22:18
PARABENS CARO KEN

PRIMEIRO O IDIOMA LOCAL

E ASSIM COMO NO BRASIL