segunda-feira, março 16, 2009

(5) Comments

Fórum de Debates do Ciate em São Paulo

Brasil Fureai


Fórum do Ciate em São Paulo




Padre Evaristo Higa no encontro do Ciate em São Paulo

A Brasil Fureai esteve presente, neste sábado dia 14, no Fórum de Debates do CIATE sobre Brasileiros no Japão realizado em São Paulo.
Os palestrantes foram : o Presidente do CIATE Dr. Masato Ninomiya, que discursou sobre o mercado de trabalho e a situação dos brasileiros no Japão; o Sr. Tony Hiromi Hattori, que relatou suas experiências como dekassegui por 15 anos no Japão; o Diretor do Colégio Brasil Japão Carlos Shinoda ,que apresentou a situação atual das crianças brasileiras no Japão; o redator-chefe da revista “Immigrant” que discorreu sobre a atual situação dos dekasseguis e as providências tomadas nos diversos níveis e o Padre Evaristo Higa que expôs sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros no Japão diante da crise mundial.
5 Responses to "Fórum de Debates do Ciate em São Paulo"
Anônimo said :
17 de março de 2009 às 16:43
experiencia de quinze anos no Japão não servem para os dias atuais,pois nunca tinha se passado algo tão diferente como agora,a única coisa que poderão fazer é ficar pelejando para achar soluções paleativas até passar a crise,quanta gente inteligente e nunca tinham pensado em tal possibilidade,tantos estudos e o ser humano sempre é pego de surpresa...
Anônimo said :
17 de março de 2009 às 16:47
principalmente a gente que é brasileiro,vem de um país cheio de crises economicas,nas quais os brasileiros sempre dão um jeitinho em tudo e assim vai levando a vida,vem para o Japão e esquece que do mesmo jeito tudo tem um começo um meio e um fim,talves precisem de uma primeira ministra,já que a maioria dos chatios da vida dependem de suas esposas paratomar as decisões minunciosas,que eles não sabem enchergar...
Translator said :
17 de março de 2009 às 20:25
Concordo como padre Higa. Agora é hora de o governo brasileiro socorrer os brasileiros que estão no exterior. O fato importante que o movimento dekassegi ajudou muito a amenisar a situação do Brasil por mais de uma década. So o Estado de São Paulo recebia quase 2 bilhões de dolares anuais. Neste momento o Brasil é um dos países que desfruta de melhor situação quanto à estabilidae econôica, portanto nada mais justo que o governo do Brasil extenda a mão ao dekassegi. Deparei há quase um mes um consul brasileiro dizendo que o governo japones deveria dar treinamento aos brasileiros. Isto me soou como "tirar o corpo fora", "lavar as mãos. O governo japones e o povo japones já fez muito e agora é hora do governo brasileiro fazer algo já que neste tempo todo (mais de 15 anos) nem o Fernando Henrique, nem o Governo Lula fez algo pela comunidade loca. Muitos perguntam o que poderia ter feito antes. Quem se preocupa pela educação dos filhos puseram seus filhos nas escolas japonesas. Poque? Porque a maioria das escolas brasileiras daqui tem uma equipe de professores que sequer tem formação na area em que dá aula. Uma professora japonesa que conhece bem a realidade das escolas japonesas daqui disse que as escolas brasileiras no Japão pode ser tudo, menos escola. Os alunos das tais escolas sequer pode competir com os alunos da rede publica do Brasil. Então que governo é este que até agora não se preocupou com a educação das crianças que aqui estão? Eu dou nota 10 para o Japão que sempre esteve de portas abertas às crianças brasileiras e sempre se esforçou contratando professores brasileiros bilingües para ajudar na adaptaço às escolas japonesas. Nota zero para o Governo Lula por não ter feito nada agora e sempre!!
Anônimo said :
17 de março de 2009 às 21:46
Com certeza, todo mundo concorda com a opinião do padre Higa, mas todos tambem concordarão que esperar ajuda do governo brasileiro, isso seria muita ingenuidade da nossa parte, afinal estamos aqui porque nosso país não proporcionou o que buscavamos quando estavamos lá, batalhando, trabalhando as vezes até mais do que aqui, e como a maioria de nós tivemos que atravessar o mundo pra conquistar a casa própria. Tudo que tenho no Brasil, foi conquistado aqui, e agora que estamos neste sufoco, alguem acha que o governinho de nossa pátria mãe gentil terá peninha da gente?? Eles nunca ligaram nem para os pobres miseráveis que vivem esquecidos no fundo do nordeste brasileiro, vão ligar pra gente...qual é? Nesta hora, eu queria mesmo é ser consul, já pensou que beleza, ficar aqui, em grande estilo com tudo de bom e pago pelo contribuite, "nós", e tudo isso só pra emitir uns passaportes e outras burocracias. Acho que estes Consuls deveriam desgrudar o traseiro de suas cadeirinhas e ajudar relmente a comunidade brasileira de verdade, não só, dando entrevistas dizendo que estão sensibilizados e fazendo viagenzinhas pra visitar desabrigados e depois dizer que o governo japonês deve fazer alguma coisa...O pior é que nós brasileiros já fomos acostumados a levar na cabeça deste sempre, e dai, qualquer jeitinho que derem a gente já se conforma. Muitos dizem que os japoneses são uma raça que vivem enfinhando o rabo entre as pernas e abaixando a cabeça pra qualquer um que for maior que ele, dai eu pergunto, e nós? Basta ouvir as notícias do Brasil todos os dias e ouvimos cada absurdo e no entanto Brasilia é o lugar mais tranquilo do país, nunca eu vejo no jornal, mulitidões reunidas em brasília pra protestarem as decisões sem cabimentos que eles toman todos os dias no nosso governo...
É muito dificil, um povo não se muda do dia pra noite, os japoneses, os brasileiros, abaixam a cabeça pra tudo sempre...de maneira diferente mas são iguais. Mas estamos fora de nossa casa, nossa pátria e estamos nos sentindo mais desprotegidos do que de costume, mas espero mesmo que esta crise passe, pois de uma coisa eu sei, depende de cada um e só. Ninguem vai mudar pra você, nem empreiteira e nem governo nenhum, é o esforço e sorte de cada um que contará de agora em diante, e Deus olhando por todos nós. Eu não escrevi aqui pra dar idéias, apenas pra dizer o que penso, afinal, idéia, todo mundo tem, mas solução depende de um grande pensamento coletivo e em comunhão e isso hoje, inclui o mundo inteiro.. Que Deus abençoe nossas mentes.
Anônimo said :
26 de março de 2009 às 22:46
Me desculpem o portugues pouco , mas sou japones e muito trabalhei em empreiteira brasileira que sonega imposto do governo e desconta de folha de pagamento do funcionario .
Alem de não pagar direitos de bonus e muitos outras coisas ,
essa crise vai passar e essas empresas aogra colocam culpa só na crise mundial , e naõ ensinaram seus brasileiros a viver aqui no Japao .
Como no Brasil igual , para roubar bem o povo ter que ser ignorante né .
Muito eu ficar envergonhado de ter feito junto ,agora vaou ajudar .
Empresa de produtos só querem vender e pegar dinheiro não ajudam a conhecer coisas de japao .
obrigado !!