quarta-feira, abril 08, 2009

(8) Comments

Para os Nikkeis que procuram trabalho no Japão

Marcio Okawa


Texto colhido da Agencia Publica de empregos Hello Work de Hamamatsu


Será realizado treinamento para possibilitar que os Nikkeis que procuram trabalho no Japão possam encontrar rapidamente um novo emprego , aprendendo o japones e obtendo informações e habilidades necessárias para trabalhar no Japão.
O treinamento está previsto para ser realizado pelo CENTRO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO JAPÃO- JICE .

¨Pessoas Alvo¨

O Treinamento será voltado para as seguintes pessoas :

- Quem possui nacionalidade de paises Latino-americanos, como Brasil, Peru, etc., e que possui o visto do tipo ¨Conjuge ou filho de japones ( Nihonjin no haigusha to ) ¨, ¨Residente permanente ( Eijusha) ¨, ¨Conjuge ou filho do titular do visto permanente ( Eijusha no haigusha to ) ¨e ¨Residente por longo periodo( Teijusha) ¨.
- Quem deseja começar logo um novo trabalho, mas que possui dificuldades em encontrar um trabalho estável, por falta de conhecimenteo da lingua japonesa, conhecimentos e habilidades sobre o modo de trabalhar no Japão e leis japonesas.
- Quem deseja obter conhecimentos ou habilidades citados no item anterior.
-----------------------------
Conteudo do treinamento:

- Aprendizado do japones necessario para procurar emprego e para trabalhar no Japão.
- Palestras sobre o modo de trabalhar no japão e leis japonesas.
- Experiencia no local de trabalho.
- Como preparar um curriculo.
- Como se comportar numa entrevista .

Duração do treinamento- 3 meses aproximadamente com taxa gatuita.
# Dependendo do nivel do japones da pessoa interessada, o tempo do curso poderá ser reduzido.
--------------
Alem disso o Ministerio da Saude, Trabalho e Bem Estar Social realiza vários tipos de capacitação profissional. Após término do treinamento voce poderá participar da capacitação para obter alguma qualificação. ( Detalhes na HELLO WORK de sua cidade )

Se voce estiver recebendo o seguro desemprego no momento do término do treinamento e for participar da Capacitação profissional seguindo a orientação da Hello Work, poderá estender o prazo do seguro e continuar a receber o auxilio desemprego durante o periodo da capacitação. ( Detalhes na Hello Work de sua cidade )

Entre em contato com a agencia publica de empregos ( HELLO WORK ) para obter informações sobre a data e o local da realização do Treinamento preparatório para o trabalho na região onde voce mora.
---------------
Como voce deve agir para ter acesso ao TREINAMENTO DE TRABALHO em qualquer cidade do Japão ( procure a Hello Work de sua cidade )
1- Definir que voce tem o interesse a Preparação de treinamento de trabalho.
2-Ir a Hello Work e preencher o requerimento de treinamento de trabalho.
A pessoa que recebe o seguro desemprego deve mostrar a carteira de qualificado para recebimento do subsídio.
3-Voce receberá o aviso da Hello Work se terá o direito de fazer o treinamento ou não
Se for decidido que voce foi aprovado e o treinamento se iniciará:
4- A carteira de aluno do curso e o aviso sobre o treinamento são entregues a voce.
5- Inicio do treinamento . O prazo de treinamento é de mais ou menos 3 meses.
Procure a Hello Work de sua cidade para mais informações.
8 Responses to "Para os Nikkeis que procuram trabalho no Japão"
Shiraishi said :
9 de abril de 2009 às 08:08
Sinceramente não é com um curso de 3 meses de nihongo que vão conseguir capacitar o dekassegui brasileiro para competir no atual mercado de trabalho japonês.

Além disso, a grande maioria dos dekasseguis tem uma formação acadêmica sofrível, muitos não possuem nem sequer o ensino médio...

Ainda com relação ao programa do governo não há nenhuma menção sobre CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. Preenchimento de currículo, informações sobre o sistema de trabalho japonês, leis trabalhistas, isso não é capacitação.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 23:59
A grande verdade, eh que a maioria das pessoas nao estao interessadas hem incentivo social, como esse programa. Preferem ficar sentados reclamando da situacao e criticando a ajuda do Governo!

nota se, que ateh agora so teve um comentario nesse topico, ninguem perguntando algo ou demonstrando algum interesse nesse programa.

no topico sobre a ajuda financeira temos varios comentarios, a maioria criticando a medida.

na real, todos vieram pra ca pelo dinheiro "rapido", muitos falam que com seu trabalho ajudou a economia e crecimento do Pais e tals e agora o Governo esta dando um "pe na bunda", povo ignorante! a verdade eh que a maioria so pensa no seu "pe de meia", veio pra ca aos trancos e barrancos, o Japao sempre foi uma luz, uma oportunidade que nos decendentes tivemos sorte de ter esse escape quando a situacao la no Brasil apertava. Nao aproveitaram a chance, esqueceram seus objetivos, passaram a viver so o presente, nem a lingua do Pais se interessou hem aprender, nao respeita as leis Japonesas, pensa que eh tudo festa cerveja e carnaval!


A crise apertou, agora os analfabetos metem a boca, so criticam, nao reconhece o esforco e a gratidao do Governo para com nos Dekasseguis, que na verdade so quem merecia a atencao sao nossos AVOS, os verdadeiros GUERREIROS!! essa geracao so aproveitaram e sujaram a imagem dos nossos AVOS.


lamentavel...

so temos que agradecer ao Japao!
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 09:08
Infelizmente este curso so sera aplicado em Hamamatsu.
Em Aichi que tem o maior contingente de brasileiros por provincia, nao vai haver. Por isso o desinteresse.
Noticia obtida na Hello Work de Kasugai Aichi
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 08:22
e nas demais regioes moro em kanagawa aqui nao tem nada e outra na hora que tem serviço eles exploram no zangyo que so brasileiro acaba fazendo e vai falar que ta cansando que nao quer fazer pra ver engraçado que japa nunca faz vc mal tem tempo pra dormi agora estao exigindo ate escrever kanji pra lava prato a vai a merda
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 19:55
este curso eh so para quem estah desempregado!
Unknown said :
12 de abril de 2009 às 20:15
gostaria de saber mais coisas sobre esse assunto,e ate qdo posso fazer o preenchimento da inscricao no hello work.
onegaishimasu
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 08:43
EU TAMBEM CONCORDO COM O SHIRAISHI. NAO EH UM CURSO DE 3 MESES QUE VAI CAPACITAR O CAMARADA QUE TEM 10 OU MAIS ANOS DE JAPAO A APRENDER O JAPONES. ESTE CURSO DEVERIA SER DADA APENAS AS PESSOAS QUE JA TEM UM NIVEL QUE CORRESPONDE A UNS 600 PARA MIL KANJIS. ESTE SIM VALE A PENA O GOVERNO AJUDAR. AGORA VOCE PEGA O CAMARADA QUE MAL SABE KATAKANA E HIRAGANA PARA ALFABETIZAR. O ALFABETO JAPONES CONSTITUI-SE DE MAIS DE 2000 KANJIS. ENTAO COMO QUERER ALFABETIZAR ESTA MASSA DESINTERESSADA????
QUEM SABE UMA BOA QUANTIDADE DE KANJIS E FALAR JAPONES EH PORQUE SE INTERESSOU E ESTUDOU. A ESSES DEVEM SER DADAS AS OPORTUNIDADES DE RECICLAR COM CURSOS. AGORA QUEREM OFERECER CURSOS DE CAPACITACAO A ANALFABETOS. ISTO EH UMA VERGONHA!
Anônimo said :
22 de abril de 2009 às 18:56
nao quero polemizar mais estao exigindo uns 70 a 80 porcento de nihongo, em quanto tempo a pessoa consegui atingir isso? leva anos ou nao ? como a pessoa sobrevive ate la aqui?