quarta-feira, abril 08, 2009

(65) Comments

Palestra realizada em Hamamatsu esclarece como conseguir o beneficio do governo japones para retornar ao Brasil

Marcio Okawa


Vídeo da palestra sobre a ajuda do retorno




Ao final da palestra muitos brasileiros se aglomeraram junto aos representantes da Hello Work para sanar as dúvidas, mas somente 20 pessoas foram atendidas devido a falta de tempo. Abaixo voce conseguirá entender todo o processo do retorno ao Brasil na sua operacionalidade.



Brasileiros lotam o Kami Koen Bunka Center em Hamamatsu, para receberem as explicações sobre o auxilio para retornarem ao Brasil.

Leia com atenção e cuidado, compilamos o texto em detalhes para mais fácil compreensão de todos.

Valor do beneficio - Y 300,000 para o responsavel da familia.
Y 200,000 para cada dependente.
Bonificação para quem tem seguro desemprego a receber por mais de 30 dias + Y 100,000
Bonificação para quem tem seguro desemprego a receber por mais de 60 dias + Y 200,000


Procedimentos para voce receber o auxílio de qualquer lugar do Japão:
1-Definir que voce quer receber o auxilio para voce e sua familia, declarar que voce desiste de procurar trabalho no Japão e quer retornar ao Brasil recebendo o beneficio do governo Japones, enfim voce e sua familia devem desejar voltar ao Brasil.

2-Em segundo lugar voce deve procurar a Hello Work de sua cidade e receber o formulário do requerimento através da Hello Work somente.

3- Fazer uma reserva Pré PROVISÓRIA de passagem aérea emitida pela agencia de viagem e voce deve receber o certificado emitido pela agencia de viagem cadastrada . ( qdo reservar a sua passagem aérea na companhia aérea ou na ag de viagens, dizer , sem falta, que voce irá utilizar o sistema de ajuda do governo japones para retornar ao Brasil . Reserve somente voos que partirão do Japão 4 semanas após a entrega do requerimento preenchido a Helo Work ).

4- Preparar os documentos para preenchemento do requerimento :

a- Gaijin Toroku com 4 cópias de frente e verso, levando o gaijin toroku e cópias de todos da familia.
b- Se tiver conjuge japones, tera que levar 4 cópias do atestado de residencia japonesa, JUUMINHYO .
c- Documento que pode comprovar a sua demissão na empresa que voce trabalhava.
d- 4 cópias de atestado da sua conta bancária em seu país natal ou documento dado pelo banco que pode comprovar a existencia da sua conta lá no Brasil.
e- documento que comprove sua residencia atual no Japão.

5- Caso não tenha uma conta corrente bancária no seu país, abrir uma conta ( no Banco do Brasil , por exemplo)

6- Entregar o requerimento preenchido a Hello Work.

Leia com atenção este item número 7 !

7- O requerimento vai para o controle da imigração para averiguações e dai é enviado a NOTIFICAÇÃO DA DESCISÃO DE PAGAMENTO / OU NÃO PAGAMENTO para o Centro de Estabilização do Emprego nas Indústrias. ( Vá a Hello Work para confirmar o número de dias restantes para recebimento do seguro desemprego. Voce receberá o dinheiro do saldo do seu BONUS DO SEGURO DESEMPREGO a receber, (E NÃO O SALDO DO VALOR DE PASSAGEM) que a Hello Work determinar, na conta do banco do Japão depois de 3 dias comerciais a contar do dia da confirmação que voce tem dinheiro a receber de saldo do seguro desemprego pela HELLO WORK. Antes de sair definitivamente do Japão voce terá que tirar todo o dinheiro da sua conta bancária daqui do Japão ). Repetimos, voce receberá o saldo da bonificação do seguro desemprego a que voce tem direito aqui no Japão . O dinheiro do saldo do valor das compras das passagens voce deverá receber no Brasil .

Resumo: 1 - voce recebe a bonificação do seguro desemprego no Japão 3 dias após o positivo da Hello Work em sua conta no Japão.
2- voce recebe o saldo do valor que sobrou das compras de suas passagens em uma conta particular sua no Brasil.

SE CASO VOCE RECEBER A DESCISÃO DO PAGAMENTO POSITIVAMENTE:

8- A partir dai é feita a Reserva oficial da passagem aérea emitida pela Agencia de Viagens onde voce fez a ¨Pré reserva¨.

9- Voce receberá a passagem aérea

10- Voce retornará ao seu país natal.

11- A imigração de seu país vai avisar o seu regresso ao Brasil à imigração japonesa .

12- O valor restante do subsídio será depositado na sua conta corrente bancária no seu país .
O depósito deverá ser feito 20 dias após o dia de sua chegada ao Brasil .


ACEITANDO O BENEFICIO DO GOVERNO JAPONES DE RETORNO AO PAÍS DE ORIGEM, VOCE PERDERÁ O DIREITO AO VISTO ATUAL E AO DIREITO DE OBTER A REENTRADA AO JAPÃO. Pense bem antes de utilizá-lo.
65 Responses to "Palestra realizada em Hamamatsu esclarece como conseguir o beneficio do governo japones para retornar ao Brasil"
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 15:33
Participei da palestra hoje e resolvi não vou pedir essa ajuda pq um dia quero voltar pro Japão. Acho mto triste viver em um lugar que nós gostamos tanto e ter que ir embora sabendo que não poderemos mais voltar. Acho que isso que o governo está fazendo é bom só pra pessoas que já não tem mais nada mesmo, ou então aquelas que tenham mais de 45 anos pela dificuldade de conseguirem emprego até mesmo sem a crise. Eu só aceitaria em último caso mesmo!
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 16:07
Quero corrigir aqui o item 4-d, onde vocês colocam que precisam de uma conta bancaria no Brasil. Na realidade, você pode abrir uma conta no Banco do Brasil aqui do Japão e movimenta-la lá no Brasil. Essa conta serve para o procedimento de ajuda do governo.
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 16:11
Fiquei com duvida a respeito da "CONTA CORRENTE" no Brasil.

Fui me informar no BANCO DO BRASIL se a possibilidade de abrir uma conta no Brasil estando aqui no Japao, disseram: "Que nao existe possibilidade a nao ser que tenha uma pessoa com sua procuracao no Brasil, para abrir uma conta, mas nao sera CONTA CORRENTE, me informaram que tendo uma conta POUPANCA aqui no Japao, a possibilidade de no Brasil pedir o resgate dos valores atraves de qualquer agencia do BANCO DO BRASIL na sua cidade no Brasil".

Queria saber se atraves da conta POUPANCA aqui do Japao eh possivel fazer as tramitacoes do Governo!?

a propria atendente do Banco nao sabe se eh possivel e pediu orientacao, disse que tem muitas pessoas querendo a mesma informacao!

se alguem puder esclarecer!!
obrigado.
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 16:50
Minha duvida e sobre,qual seria a justificativa para negar a entrada ou um outro visto no futuro.Por exemplo.Uma crianca seria responsabilizada pelos erros de seus responsaveis(sem logica).
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 17:30
Com certeza, essa ajuda poderia ser muito boa se por ex , o brasileiro recebesse a ajuda, fosse ao Brasil e pudesse voltar daqui uns 5 anos ou se voltasse antes pagasse o dinheiro que levou do Japão. E quanto as crianças deveriam ser isentas da penalidade de não poderem vir ao Japão para trabalhar quando crescerem. Essa medida parece que foi tomada sem pensar nas consequencias.
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 17:40
anônimo de cima, sobre o q vc citou sobre as crianças,não se trata de "erros de seus responsáveis", td isso é consequência da crise econômica, então na verdade nem pra nós que somos adultos o governo tinha que impor essa condição que nem justificativa tem porque isso na verdade, sem meias palavras é um PÉ NA BUNDA!
Unknown said :
8 de abril de 2009 às 17:54
tienen que pensar muy bien en lo que estan por fazer ... pois japao va a mejorar si o si ... va a tardar un poco ... pero mejorara ... animo pra voces.
Franco said :
8 de abril de 2009 às 18:59
Resumindo:
O Governo japones esta querendo se ver livre de nos, brasileiros!
E realmente lamentavel essa atitude tomada pelo governo!
Agora que ja nao precisam mais de nossa mao de obra e facil nos mandar de volta pra casa!
Acolhemos esse povo quando precisaram sem nada em troca, gesto que no minimo deveria ser retrebuido nesse momento tao dificil que estamos passando!
Se nao nos aceitam novamente apos o uso da passagem, entao que usem o dinheiro pra outros fins! E pra aquelas pessoas q realmente precisam dessa ajuda desejo-lhes que Deus ilumine os seus passos no Brasil, porque la sim e nosso pais! O pais em que nascemos e devemos permanecer! Porque esperar alguma coisa desse povo aqui e realmente perca de tempo!
Realmente lamentavel!!!
E que na proxima guerra eles imigrem para a merda dos EUA!!!
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 19:13
eu nao entendo porque essa revolta toda de alguns brasileiros com a atitude do governo, ora eles nao estao obrigando ninguem a receber a ajuda simplismente estao estipulando algumas exigencias para quem aceitar nao defendo o governo japones nao gosto da discriminacao deles enfin critico eles em muita coisa mais ora o dinheiro sao deles e eles estipulem oque quiser afinal pega quem quer ninguem e obrigado todos nos podemos matar e roubar sabemos das consequencias e mesmo assim alguns fazem isso a decisao cabe a cada um de nos
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 19:18
turma acorda quem esta indo direto na helow work ja deve ter reparado o tanto de japoneses que estao desempregados o numero de japoneses sendo mandado embora cada dia mais aumenta. Ou seja nao sei oque a galera pensa do Japao mais com certeza daqui a pouco o governo nao vai fazer mais nada para ajudar estrangeiros pois ele tera que resolver o problema dos proprios japoneses primeiro isso e uma questao logica.Nao sei se e bom aceitar essa ajuda sim ou nao depende de cada um uma coisa tenho certeza caim na realidade japao nao vai melhorar agora a crise e mundial e daqui a pouco seremos um probleminha perto doque o Japao tera que enfrentar acorda galera o tempo para se pensar oque fazer ta acabando
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 19:23
ACHO Q DAQUI PRA FRENTE VAO DIFICULTAR PRA CONCEDER O VISTO DE TRABALHO OW ENTAO VAO MUDAR A LEI E FECHAR AS PORTAS PROS BRASILEIROS EM GERAL
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 19:27
A pessoa que tem condiçoes de bancar a volta tambem pode requerer essa ajuda do governo?
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 19:41
Franco
Voce estah berrando ODIO e RANCOR a este país que te possibilitou ter uma boa renda coisa que no Brasil a maioria de nós não obteriamos. Por isso gostaria de citar tres contradições suas. Primeiro voce diz "desejo-lhes que Deus ilumine os seus passos no Brasil". Poxa vida, uma pessoa de paz que deseja o bem do proximo.
Depois o Senhor escreve :"Brasil, porque la sim e nosso pais! O pais em que nascemos e devemos permanecer! ".Isto contradiz com o seu desejo ardente de permanecer no Japão mas como o governo tomou uma iniciativa desta (note-se que ate o momento o governo brasileiro não se dispos a abrir os cofres para repatriar a grande maioria necessitada) voce vira o canhão contra ele pois voce como um imaturo não é capaz de absorver a nova situação.
E, por último, o senhor diz:"E que na proxima guerra eles imigrem para a merda dos EUA!!!" . Se não bastasse o ODIO e o RANCOR típico voce deseja que uma guerra ocorra neste país por não ter o seu desejo atendido.
A crise na Europa está fazendo Portugal e Espanha adotar o mesmo programa de ajuda. So que lá não tem essa de xiar. Quem está vencendo o visto estão sendo deportados sem ajuda mesmo!
Este país já fez muito por te receber!
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 20:23
A criança não vai ser afetada em nada, pois esse tipo de visto só vale até neto ou seja os país dela.
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 21:02
eu penso que todos estao falando demais sem pensar antes,o governo nao esta mandando ninguem ir,esta sim oferecendo um jeito mais digno de chegar no brasil,porque quando se aceita uma ajuda e porque a situaçao esta critica mesmo,entao se ainda da pra aguentar melhor ficar.Quanto as crianças serem afetadas eu nao acho que isso acontecerá,porque todos nós sabemos que faz tempo que o governo planeja mudar a lei que permite descendentes de obtero visto,eu penso que ainda este ano esta lei mudará,minha opiniao
Binhu said :
8 de abril de 2009 às 21:15
Essa notícia está mal escrita, nunca ouvi falar de reserva PRE-PROVISORIA? vocês da Fureai costumam colocar videos das palestras, porque não colocam o video dessa palestra pra ouvir direto do palestrante?
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 23:30
NINGUEM EH OBRIGADO!


A Embaixada do Japão em Brasília acaba de divulgar uma nota oficial de esclarecimento sobre as "Medidas Emergenciais de Assistência aos Nipo-Brasileiros Residentes no Japão" anunciadas pelo governo nipônico para auxiliar os dekasseguis brasileiros que passam por dificuldades perante à crise econômica global.

Entre os tópicos do comunicado está uma crítica aos que são contra a ajuda financeira, incluindo certas mídias, oferecida pelo Japão para que os brasileiros e peruanos em dificuldade voltem ao país de origem.

De acordo com o comunicado oficial, "o governo do Japão tem realizado várias assistências aos estrangeiros residentes no país, entre elas, medidas para educação, para empregos, para habitação, e fornecimento de informações aos brasileiros em necessidade".


De acordo com a medida, cada imigrante receberá cerca de US$ 3 mil. Seus dependentes receberão US$ 2 mil cada. No entanto, um dos requisitos é que o imigrante não volte mais ao Japão por um período que ainda não foi determinado pelo governo, o que gerou críticas de órgãos brasileiros de defesa aos imigrantes, sendo classificado até como xenofobia.

"Alguns veículos de comunicação publicaram artigos criticando essas medidas como sendo discriminatórias. Só podemos dizer que são críticas sem fundamento algum, já que o Japão está dando uma opção aos brasileiros que estão passando necessidade, e não está impondo nada. Essa ajuda só mostra, mais uma vez, o grande sentimento e respeito que o governo japonês tem pelo Brasil e por todo o seu povo", relatou a vice-cônsul Sachiko Takeda ao São Paulo Shimbun.
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 23:35
aceita a ajuda! OK.

nao aceita!OK.

fim de papo!!!

ninguem quer ouvir comentarios inuteis...
Anônimo said :
8 de abril de 2009 às 23:57
Ao pessoal que acha que o Japão discrimina?
Aqui alguns dos titulos da pagina abaixo.
Em ordem:

"Dossiê do desemprego: Pós-graduação, fluência em inglês, salário alto e... desempregado "

"Demitido da Embraer e sem opção de trabalho

"No chão das fábricas, hipertensos e deprimidos"

"'Depressão com a crise' "

"Nos EUA, xenofobia chega à TV. ‘Só contrate americanos’ "

"Empresas americanas já substituem brasileiros"

"Crise amplia restrições aos estrangeiros na União Europeia "

"Cortes afetam latino-americanos "

"Japão demite ao menos 50 mil brasileiros"


E, pasmem, ate no Brasil ta havendo demissao de estrangeiros!

"No Brasil, estrangeiros perdem trabalho"


Veja detalhadamente na seguinte pagina:
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=74377&Itemid=195
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 00:00
O titulo bizarro:
No Brasil, estrangeiros perdem trabalho
Verena Fornetti

"No hay trabajo", repetem imigrantes peruanos, paraguaios e bolivianos que perderam o emprego em pequenas fábricas de costura afetadas pela crise mundial. Como muitos estão irregulares no país, estão apartados da discussão sobre a ampliação das parcelas do seguro-desemprego e, sem ninguém para quem reclamar, alguns foram demitidos sem nem receber os dias trabalhados.

Com a retração no consumo e o medo de que o pior ainda esteja por vir, janeiro, que costuma ser um mês fraco para a indústria têxtil, ficou ainda mais difícil neste ano. Segundo a Bolbra, associação que representa donos de fábricas de costura da comunidade boliviana, as encomendas de roupas caíram cerca de 50% em janeiro ante o mesmo mês de 2008.

Com rendimento vinculado à produção, o salário também recuou. Cada peça costurada rende de R$ 0,50 a R$ 3,00 ao trabalhador, segundo o número de horas de trabalho. "Pedimos para não pagarem tão pouco porque R$ 0,50 não é nada", diz Marcos Herminio Canaviri, secretário-geral da Bolbra.

"Tem de trabalhar muito para ganhar pouco", resume o padre Mário Geremia, coordenador da Pastoral do Migrante da Igreja Católica.

María (nome fictício), 30, foi demitida em dezembro, pouco antes do Natal. Ela recebia no final do ano R$ 250 ao mês por uma jornada de trabalho que começava às 7h e terminava às 22h30. Às 12h em ponto, na única parada do dia, ela e dois filhos, de quatro e dois anos, recebiam a marmita com arroz, salada e carne. "Quando me mandaram embora, não me pagaram muito bem. Disseram que eu produzia muito pouco."

A peruana Catalina (nome fictício), 34, também perdeu o emprego no final do ano em uma oficina de costura em São Paulo. "Não tinha mais encomendas. Agora estou procurando outro trabalho, mas não consigo achar nada." Catalina pensa em voltar para o Peru, mas o sonho de que o filho de 15 anos e os seus outros dois meninos menores cheguem à universidade no Brasil adia a volta.

Dificilmente os imigrantes voltam de vez para o país de origem, afirma Luiz Bassegio, secretário do Grito dos Excluídos Continental, movimento que defende inclusão na sociedade.

Ele, que há 20 anos defende a ampliação dos direitos do imigrante, destaca que, além da esperança de obter trabalho, o sistema educacional e o acesso universalizado à saúde estimulam a permanência dos estrangeiros. O real valorizado ante as moedas vizinhas é outro fator que estimula a permanência.

Um real vale cerca de 3 bolivianos e aproximadamente 2.200 guaranis, a moeda oficial do Paraguai. "Aquilo que os EUA representam para os brasileiros, o Brasil representa para bolivianos, paraguaios e peruanos", afirma Bassegio.

Fila do emprego

Quando não conseguem trabalho fixo, mesmo que sem carteira assinada, os estrangeiros que não se regularizaram e os brasileiros que não encontram vaga e se abrigam em instituições que atendem migrantes recorrem a serviços temporários sub-remunerados.

Maria Isabel Barbosa, coordenadora do Arsenal da Esperança, que abriga mais de 1.100 homens em São Paulo, diz que, às 7h, há uma fila de caminhões que recruta mão-de-obra na instituição. "Os meninos participaram da montagem dos palcos para o show da Madonna e agora fizeram a preparação do Carnaval no Anhembi."

Segundo ela, a remuneração pode ser de R$ 15 ao dia, com dever de dormir no emprego e de só retornar à casa quando a empreitada terminar.

O problema é que os estrangeiros nem sempre conseguem receber. É o caso de Paul (nome fictício), africano de 26 anos que já passou pela casa e desde dezembro tenta receber o pagamento pela montagem da estrutura que abrigaria um evento em São Paulo. "Os africanos estão abandonados", afirma o padre Geremia.

Folha de S. Paulo, 22/2/2009.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 00:07
Quer dizer que no Brasil não se respeita nada. Quem critica o Japão devia olhar para o seu país e ver o que esta acontecendo ali com os irmãos peruanos, paraguaios e bolivianos. Depois de ler este artigo da
Folha de São Paulo fica difícil criticar este país por querer ajudar na mudança com um dinheiro poupudo.
Proponho a todos os brasileiros que não sejamos mau agradecidos com este país e ABAIXO TODAS ESTAS ORGANIZACOES DE QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DA COMUNIDADE.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 00:17
Atente-se ao caso da peruana que trabalhava das 7 às 22hora com um almoço as 12horas e sem nenhum kyuukei!!!!!!!!!! Para ganhar ao fim do mes 250reais. E os nossos conterraneos no Japão reclamam que a ajuda de passagem aerea de 300 mil ienes e mais 200 por dependente é DISCRIMINATORIO!!!!!
Esto aconteceu la no nosso lindo Brasil onde não há discriminação mas parece que teve um pequeno surto de ESCRAVIDAO.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 01:44
A realidade esta ai!
so temos que agradecer o Governo Japones, pela assistencia.

aqui, funciona!

pode nao agradar a todos, mas vc ve resultados!
Elias Franco said :
9 de abril de 2009 às 05:09
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 05:13
"Franco
Voce estah berrando ODIO e RANCOR a este país que te possibilitou ter uma boa renda coisa que no Brasil a maioria de nós não obteriamos. Por isso gostaria de citar tres contradições suas. Primeiro voce diz "desejo-lhes que Deus ilumine os seus passos no Brasil". Poxa vida, uma pessoa de paz que deseja o bem do proximo.
Depois o Senhor escreve :"Brasil, porque la sim e nosso pais! O pais em que nascemos e devemos permanecer! ".Isto contradiz com o seu desejo ardente de permanecer no Japão mas como o governo tomou uma iniciativa desta (note-se que ate o momento o governo brasileiro não se dispos a abrir os cofres para repatriar a grande maioria necessitada) voce vira o canhão contra ele pois voce como um imaturo não é capaz de absorver a nova situação.
E, por último, o senhor diz:"E que na proxima guerra eles imigrem para a merda dos EUA!!!" . Se não bastasse o ODIO e o RANCOR típico voce deseja que uma guerra ocorra neste país por não ter o seu desejo atendido.
A crise na Europa está fazendo Portugal e Espanha adotar o mesmo programa de ajuda. So que lá não tem essa de xiar. Quem está vencendo o visto estão sendo deportados sem ajuda mesmo!
Este país já fez muito por te receber!"

-----------------------------------------

Comentario Inutil, vinda de alguem inutil,obvio!
Sera que alem de ignorante vc é advinha??? Pelo amor de Deus, procure o que fazer ao inves de criticar o ponto de vista de alguem! Vc acha o Japao um pais bom? Morra com ele!!!
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 08:57
Ola Binho, se voce conhecer alguem que foi a PALESTRA pergunte. Por isso que nós colocamos assim mesmo RESERVE PRÉ PROVISÓRIA. Foi assim que a tradutora da HELLO WORK disse e repetiu varias vezes. É para voce pedir a RESERVE - PRÉ - PROVISÓRIA mesmo. Exemplo - se voce pede uma reserva provisória , o representante da hello Work disse que voce terá de pagar uma multa no caso de cancelamento, então ( ela disse ) peça uma reserva ´RÉ - PROVISORIA!!!! Para que voce nãotenha que pagar a multa de cancelamento caso seu pagamento NÃO SEJA APROVADO pelo governo japones. Então não tem nada de errado neste termo levando-se em conta o que foi falado. Reproduzimos o que foi falado e não inventamos um termo para explicar este beneficio.
Muito obrigado pelo comentário BINHO, tambem achamos um pouco ¨difeerente¨o termo utilizado. As agencias na verdade não concordam com este termo.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 09:19
Gostaria de saber como ficam as dívidas com imposto e kokumim kenko hokem?
kiyoshi said :
9 de abril de 2009 às 10:56
Aos que não conhecem a historia!
Os meus avos e de muitas pessoas foram ao Brasil buscar um sonho,como todos nos aqui.Nesta epoca foram iludidos com uma propaganda do governo japones,e se depararam com uma indiferença do governo brasileiro,na epoca da segunda guerra nem se quer poderam falar o seu idioma ,eram descriminados sem meias palavras!
tiveram sonhos destruidos por não poderem voltar para a sua terra natal e fora a humilhação que passavam(infelizmente por muitos descendentes dos que estão aqui nesta terra hoje).
Mas eles nunca esperaram ajuda do governo nem japones ,muito menos brasileiro(o reconhecimento do governo japones viria muito mais tarde),e hoje a historia se encarrega de mostrar o resultado desta perceverança.
Graças a eles ,nos somos respeitados e muitas vezes ate protegidos pela sociedade.
Por isso amigos ,não critiquem governo,não comparem paises,não critiquem a opinião alheia.
Devemos sim,apoiar aqueles que acham esta proposta uma boa saída e apoiar aqueles que que pretendem fivar aqui lutando!
Ambos os casos as decisões são dificeis e os motivos que as levam tomar tais medidas são inumeros e puramente pessoal.
Vamos respeitar e unir a comunidade como um todo ,e não em duas facções,os que estão de acordo,e os que são contra!
BOA SORTE A TODOS NOS!
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 12:06
É o seguinte: o governo japonês está oferecendo essa ajuda;ninguém é obrigado a aceitar. portanto não tem nada de discriminatório nisso. cada um é que sabe de sua situação, Quem acha que é uma boa, que aceite, quem acha que ainda dá pra ir vivendo aqui simplesmente ignore essa ajuda; más depois não adianta reclamar quando encerrarem esse programa e a pessoa querer algum auxilio do governo japonês. o governo não está obrigando ninguém a ir embora, portanto parem de reclamar.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 12:41
SIMPLESMENTE MUITO CONVENIENTE PARA O GOVERNO DAR UM PE NA BUNDA DOS DEKASSEGUI QUE TANTO FIZERAM PARA A INDUSTRIA E PARA ESTE PAIS.
LAMENTAVEL A ATITUDE DO GOVERNO JAPONES EM RELACAO AOS DEKASSEGUI AQUI RESIDENTE.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 12:42
"Alguns veículos de comunicação publicaram artigos criticando essas medidas como sendo discriminatórias. Só podemos dizer que são críticas sem fundamento algum, já que o Japão está dando uma opção aos brasileiros que estão passando necessidade, e não está impondo nada. Essa ajuda só mostra, mais uma vez, o grande sentimento e respeito que o governo japonês tem pelo Brasil e por todo o seu povo", relatou a vice-cônsul Sachiko Takeda ao São Paulo Shimbun.

ERRADO ESTA IMPONDO SIM SR TAKEDA, SE ACEITA NAO PODE VOLTAR KKKKKKK O SR ESTA MAL INFORMADO KKKKKKKKK
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 18:46
Vcs falam como se o governo tivesse obrigando todos a aceitar? o que nao e!
Vcs querem oque que o governo desse um bom dinheiro pra vcs voltarem pro brasil? pra vcs voltarem amanha pra da mais trabalha ainda? haaa vai pra merda ne! o governo deveria era obrigar mesmo os que o visto ja ta vencendo e nao da nada!povo folgado.
Unknown said :
9 de abril de 2009 às 19:17
Sr. anonimo, a democracia deve existir ate nos comentarios. pare com essa demagogia e deixe todos opinarem. quem perde com isso somos nos que perdemos tempo lendo gente como voce , com essas babozeiras....
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 19:37
Com certeza cada um tem sua opiniao com relacao a ajuda fornecida pelo governo japones, que com certeza eh polemica, pois ele dah com uma mao e tira com a outra. Eu acredito que nao seja discriminacao, e ele(governo japones) com certeza deve ter feito um levantamento junto aos balcoes Hello Work de todas as provincias e tenha notado que o volume de desempregados de certa nacionalidade eh grande(latinos) e portanto encontrou esta forma de amenizar o problema que muitos estrangeiros com visto de trabalho ou longa permanencia estao enfrentando. Tendo em vista que nao existe uma projecao de melhora da economia japonesa e mundial, achou por bem, oferecer este pacote de ajuda financeira para que os mesmos pudessem retornar ao seu pais de origem, porem cobrando um preco para isto, o visto de longa permanencia fornecido em um momento que a producao estava a todo o vapor, diferente do momento que vivemos hoje, e sem perspectivas de melhora.
Talvez o governo esteja prevendo algo muito pior na economia do Japao, e portanto querendo poupar os imigrantes que vieram a trabalho e hoje encontram-se desempregados e sem assistencia nenhuma dos seus antigos empregadores (empreiteiras), pois a maioria era contratado em carater temporario.
A verdade eh, que se pensarmos bem, vamos perceber que nenhum outro país concedeu este tipo de ajuda financeira a algum imigrante, com visto ou nao, de retornar ao seu Pais de origem com algum dinheiro no bolso.
Nao entendi que seja um *Peh na Bunda* do País, pois nao foi uma imposicao e sim uma oferta, com a ressalva da perda do visto e sem mencionar qdo se poderia retornar.
O Japao com exportacao em niveis baixissimos, onde seus maiores fabricantes, automobilistico, eletronicos entre outros, todos jah demitiram muitos empregados, consumo interno desacelerado, falta de otimismo entre os japoneses, enfim todos estes fatores devem ter contribuido para que ele (governo japones) tenha pensado que esta seria a melhor ou mais rapida forma de resolver o problema de desemprego dos brasileiros e latinos no arquipelago.
Todo mundo sabe onde eh que o cinto aperta, ou onde a porca torce o rabo, ou que nao ha rosas sem espinhos, enfim cada um sabe o que eh melhor para si, portanto cabe a nos decidirmos que caminho tomar.
MUITA PAZ, MUITA LUZ E MUITA SORTE PARA TODOS.
Anônimo said :
9 de abril de 2009 às 21:17
Racistas e preconceituosos!!!
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 00:13
A grande verdade, eh que a maioria das pessoas nao estao interessadas hem incentivo social, como o PROGRAMA PARA QUEM QUER ARRUMAR UM NOVO EMPREGO oferecido. Preferem ficar sentados reclamando da situacao e criticando a ajuda do Governo!

nota se, que ateh agora no topico "Para os Nikkeis que procuram trabalho no Japão"
so teve um comentario, ninguem perguntando algo ou demonstrando algum interesse nesse programa.

agora, neste topico sobre a ajuda financeira temos varios comentarios, a maioria criticando a medida.

na real, todos vieram pra ca pelo dinheiro "rapido", muitos falam que com seu trabalho ajudou a economia e crecimento do Pais e tals e agora o Governo esta dando um "pe na bunda", povo ignorante! a verdade eh que a maioria so pensa no seu "pe de meia", veio pra ca aos trancos e barrancos, o Japao sempre foi uma luz, uma oportunidade que nos decendentes tivemos sorte de ter esse escape quando a situacao la no Brasil apertava. Nao aproveitaram a chance, esqueceram seus objetivos, passaram a viver so o presente, nem a lingua do Pais se interessou hem aprender, nao respeita as leis Japonesas, pensa que eh tudo festa cerveja e carnaval!


A crise apertou, agora os analfabetos metem a boca, so criticam, nao reconhece o esforco e a gratidao do Governo para com nos Dekasseguis, que na verdade so quem merecia a atencao sao nossos AVOS, os verdadeiros GUERREIROS!! essa geracao so aproveitaram e sujaram a imagem dos nossos AVOS.


lamentavel...

so temos que agradecer ao Japao
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 01:03
Temos que se revoltar com as EMPREITEIRAS, que omitiu varios direitos trabalhistas, nao repassavam justamente nosso sofrido e suado salario, por anos sugando nossa mao de obra, abusava no valor dos apartamentos, varios cambalachos por baixo do pano.

Quando a crise chegou, sem do nem piedade, muito menos consideracao, entrega uma carta de notificacao de "DESPEJO", sem direito a nada, pessoas com familia e criancas. PUTA QUE PARIU isso sim eh um desrespeito.

Agora, EMPRESARIOS, EMPREITEIRAS, VEICULOS DE COMUNICACAO, BANCOS E TV, preocupados com seu ALVO (que somos nos), a comunidade Brasileira, que sustenta esse mercado lucrativo ate entao, fazem pressao influenciando a classe "ignorante" criticando as medidas emergencias do Governo Japones.

Povinho pensem, a crise esta pegando no mundo inteiro, vc esta esperando que dinheiro caia do ceu!? o Governo esta ciente da situacao dos Dekasseguis e esta ativamente tentando ajudar os que estao hem extrema necessidade, urgentemente disponibilizou DINHEIRO!!!! voce percebe?? ja viu isso acontecer hem algum Pais?

Tem gente desempregado por muito muito tempo, ja sem esperancas e condicoes, essa medida veio pra ajudar essas pessoas!!!

se voce tem condicoes de se manter ate a crise passar! kkk... Fica aqui pra ver quando melhora ou vai embora! assim vc nao se preocupa em utilizar a ajuda e pode voltar, ja se acostumou a Ir e Vir mesmo, trabalha junta uma merreca, volta e gasta tudo depois volta pra juntar... e assim vai viver ate quando!?

O Governo esta de Parabens!

vc quer reclamar? revolte com as EMPREITEIRAS E EMPRESARIOS que nao estao fazendo nada por vc e ainda te fudeu mais ainda!

pense nisso...
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 01:25
Olha galera sou de brasilia e nao sei oque a turma ta pensando so que essas pessoas que so sabem reclamar vao acabar prejudicando quem realmente precisa do dinheiro e quer ir embora pois no dia 9 4 09 a embaixada japonesa de brasilia deixou claro sua insatisfacao com o pessoal brasileiro inclusive com a midia brasileira que so sabe criticar mais nao propoem nenhuma ideia para resolver a situacao o embaixador chegor a emitir oficio deixando claro que o governo japones deveria suspender a ajuda pois a medida foi tomada pela maior parte dos brasileiros como discriminacao agora veja bem isso pode ser apenas o comeco da fumaca galera acorda porque o Brasil ao inves de criticar nao faz um seguinte ele da o dinheiro assim o povo pode ir embora e voltar denovo olha criticar e facil mais cuidado com oque vaqo falar principalmente a midia brasileira por enquanto foi so a embaixada de brasilia mais quando o governo japones se de conta que a turma nao gostou que acha que e discriminacao pode simplismente largar todo mundo ao Deus dara meu amigo acordem e pensem antes de flar merda
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 02:06
ao anonimo de cima, AS CRITICAS FORAM SO EM RELACAO A PROIBICAO DE RETORNO AO JAPAO , SE INFORME PRIMEIRO ANTES DE FALAR ALGUMA COISA
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 02:26
Nao vejo nenhuma iniciativa do Governo BRASILEIRO, que deveria ser o primeiro a dar alguma assistencia a todos nos!

Por anos, mensalmente injetamos MILHOES de DOLARES impulsionando o mercado Brasileiro.

nenhum reconhecimento, nenhuma atidude ativa, como sempre so discurso!!

Ainda tem gente que critica as acoes do Governo JAPONES!

como o comentario do anonimo acima diz, logo logo de tantas criticas falando que essa medida eh uma "DESCRIMINACAO", quero ver quando o Governo Japones suspender essa ajuda e nao se interessar mais hem ajudar os Dekasseguis e dar prioridade a questoes da sua propria populacao que tambem estao passando por dificuldades perante a crise economica!

por favor, abrao os olhos, acordem pra realidade! reclamar eh mto facil! reconhecao o empenho do Governo Japones!
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 09:06
"Para os Nikkeis que procuram trabalho no Japão"

Com relação ao topico acima que um comentarista disse que so tinha um comentario tenho a dizer que o desinteresse eh grande devido a restrição deste programa a Hamamatsu. Aichi que tem o maior contingente de brasileiros por provincia nao foi contemplado.
Informação obtida no ministerio do trabalho.

http://www.mhlw.go.jp/houdou/2009/03/h0331-9.html
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 21:21
Alguém que foi na palestra sabe me informar se aceitarmos essa ajuda eles vão descontar imposto atrasados?
Anônimo said :
10 de abril de 2009 às 23:36
Na minha modesta opinião, temos que agradecer ao governo japonês pela preocupação em nos conceder a passagem gratuíta, bem como assistência a subsistência, seguro-desemprego e a quantia de 12 mil.
Não devemos, jogar nas costas de um governante o fracasso pessoal. A todas as pessoas que estiveram aqui no Japão, tiveram oportunidades ímpares de se manterem, de resolver questões financeiras. Se porventura, nesta atual conjuntura, a crise afetou a todos, não devemos culpar a ninguém, a não ser a nó mesmos. Pois, se não temos como se manter aqui, não tem como subsidiar a própria passagem, não é culpa do governo.
Eu penso que temos que sempre agradecer por estar sendo lembrados, pois o nosso governo (brasileiro) não está fazendo nada pelos dekasseguis.
Sobre a questão de não permitir o retorno, é de livre arbítrio aceitar ou não a passagem. Na atual conjuntura, o governo tem que se preocupar em gerar empregos para a sua população, já que este benefício atinge somente latinos e não japoneses.
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 00:27
ALGUEM AVISA O EMBAIXADOR DO JAPAO NO BRASIL, CARO EMBAIXADOR PAGO A VOCE 300.000 PARA IR EMBORA DO BRASIL E NAO PODER MAIS VOLTAR A TRABALHAR , KKKKKKK ACEITA ? FOI SO ISSO AS CRITICAS ENTENDEU ? OU VO TER QUE ESCREVER EM JAPONES ? JA QUE ESTA NO BRASIL DEVE SABER LER E ESCREVER NO MINIMO 70 A 80 PORCENTO DE PORTUGUES SE NAO JA VIU NE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
LEGAL FAZER ISSO NE ? PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS E REFRESCO KKKKK
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 08:15
kkkkkkk pode cre falou tudo vc ai em cima kkkkkk e com certeza o embaixador tem que saber 100% portugues e ter cursado pelo menos ensino medio no brasil e ter se profissionalizado no sebrai kkkk
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 11:54
RESPOSTA DO EMBAIXADOR

FELIZMENTE EU RECUSO A SUA PROPOSTA, TENHO UM CARGO E CAPACITACAO PARA ESTAR EXERCENDO MEU TRABALHO, NAO PASSO FOME E NEM ESTOU A BEIRA DE MORAR NA RUA.
AGRADECO DE CORACAO A SUA AJUDA, POIS TENHA CERTEZA QUE SE UM DIA EU ME ENCONTRAR NESSAS CONDICOES, EU ACEITARIA DE CORACAO VOLTAR A MINHA TERRA NATAL SEM MEDO E SEM A DUVIDA QUE SEREI BEM RECEBIDO PELOS MEUS E ASSIM ME REERGUER.
AQUI NO BRASIL APRENDI UM PROVERBIO COM VCS QUE CAVALO GANHADO NAO SE OLHA OS DENTES...

ENTENDEU? OU VC SE TORNOU DAQUELES QUE SE ESQUECEREM DE SUA PROPRIA CASA E NAO APRENDERAM NADA NA CASA VISITADA???

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo said :
11 de abril de 2009 às 21:07
Para se tornar cônsul ou embaixador, tanto no Brasil como no Japão são necessários no mínimo 20 anos de estudo(nível de mestrado/doutorado),fluência em 2 linguas não maternas e concurso público para trabalhar no ministério das relações exteriores.

Então não critiquem o nível acadêmico e a capacitação do embaixador, só porque vcs largaram os estudos e são semi-analfabetos tanto em português como em japonês.

Não é com cursinho de 3 meses de nihongo e diplominha de helper que se consegue um emprego de verdade.
Anônimo said :
12 de abril de 2009 às 10:25
Ao amigo de cima muito obrigado gracas a a Deus existe alguem que tenha um pouco de conhecimento. Aff fui eu quem publicou o comentario do consul e me recuso a responder esses dois antas, nao desculpem porque deve ser doenca ou alguma problema no cerebro o cara querer comparar o nivel de estudo de um consul ao de um dekassegui provavelmente peao de fabrica e olha sim o consul sabe 80 porcento de alemao ne pois o portugues ingles e espanhol sao linguas fluentes inclusive formado pela unb universidade de brasilia em letras entao meu amigo acorda nao e porque vc e desprovido de inteligencia que todos sao aff .
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 10:25
O QUE ADIANTA ESTUDAR TANTO SE NAO FAZ NADA ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , VIVER SO DE GLAMOUR QUANDO AS COISAS ESTAO BEM , ATE AI TUDO BEM , MAS DEVE AGIR QUANDO AS COISA NAO VAO BEM,FORA ISSO QUE E TRABALHO DELE KKKKKKKK, NO MINIMO QUEM ESCREVEU O COMENTARIO ACIMA DEVE SER ELE OU ALGUM PARENTE KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 10:31
MUDA O NOME DE CONSULADO PARA CARTORIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 10:42
EU CRITIQUEI O EMBAIXADOR DO JAPAO NO BRASIL MAS PARECE QUE ALGUEM DAQUI SE OFENDEU KKKKKKKKKKKKKKK ,
PARA ESSES EU DIGO SO UMA COISA SE A CARAPUCA SERVIU KKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 10:43
E CRIARAM MAIS UM CONSULADO EM HAMAMATSU , QUE DESPERDICIO DE DINHEIRO PUBLICO, ERA SO FAZER O CONSULADO DE NAGOYA TRABALHAR KKKKK
Anônimo said :
13 de abril de 2009 às 11:26
ao anonimo de cima:

...

voce eh muito BURRO!
Anônimo said :
14 de abril de 2009 às 16:52
KKKKKKK, A CARAPUCA SERVIU KKKKKK
Anônimo said :
15 de abril de 2009 às 10:16
tudo lambi cu de japones os caras meteu o pe na bunda de vcs sem pensar se trabalham nas fabricas a 20 anos a 15 anos se tem familia ou nao se ia morar na rua ou nao e tao nem ai e vcs ainda lambem kkkkk pau na bunda do embaixador msm to com vc que falou mal kkkkkkkkkk
Anônimo said :
15 de abril de 2009 às 10:21
a esqueci de complementar mas dessa ajuda ai sou todo a favor veio em boa hora pra quem ja nao tem soluçao
Anônimo said :
16 de abril de 2009 às 16:38
Bom,nossa familia já entrou com o pedido de ajuda e fomos muito bem tratados,sou shogaisha e estamos no seikatsu hogo,o unico problema foi a conta no brasil que é impossivel abrir já que no caso não moramos lá e nem com procuração é permitido abrir conta,nem sozinho nem conjunta com alguem da familia por exemplo.e os bancos que existem aqui tbm,não tranferem sua conta para lá,no caso eu expliquei que nós somos o maior interessados em receber o restante do dinheiro e que no caso poderia depositar na conta da minha mãe,já que o nome dela conta do meu passaporte e que isso é um comprovante e não houve problema algum,se tudo der certo dia oito de maio estamos voltando para o Brasil,deixando aqui parte de nossas vidas e muitos amigos,somos eternamente gratos a esta terra e a este povo generoso que mesmo numa crise dessas não voltou as costas para nós,estenderam a mão é desta forma que eu vejo esta ajuda,é um negocio que eles oferecem vc vende o seu direito ao visto se vc quiser não é obrigado.
Boa sorte aos que ficam e aos que como nós decidiram ir.
Anônimo said :
16 de abril de 2009 às 21:27
oi a vc q escreveu q já deu entrada!!!
posso perguntar algumas coisas?
eh q dei entrada ontem e qria saber com qtos dias eh aprovado e com qtos dias eles pagam a agencia da passagem ?...
Anônimo said :
17 de abril de 2009 às 12:40
para vc que perguntou.
O pagamento da passagem é pago no prazo estipulado pela agencia de viagem,por isso eles pedem no minimo 4 semanas para a data do pagamento para dar tempo deles fazerem todos os tramites,no caso eu tive que prorrogar o prazo duas vezes.
Eles não me disseram nada ainda,mas conversando com o rapaz do Hello work,eu expliquei a ele que tinhamos que devolver o apartamento limpo e vazio que no caso é do governo,e cancelar o seikatsu hogo e que se não houvesse uma certeza que seria liberado o dinheiro não tinha como providenciar toda a mudança e ele me disse que o unico problema era a data de pagamento da passagem e como ele tinha sido ampliado para os dia que eles pediram não ia ter problema algum.
Isto que me foi dito,e já estamos providenciando tudo para a viagem.
Boa sorte para vc.
Anônimo said :
17 de abril de 2009 às 20:39
muito obrigada pela resposta!!!foi bem útil, q no Brail tudo de certo p nós!!!
Boa Sorte vc tbm !!!
Anônimo said :
21 de abril de 2009 às 19:34
PRA QUE SERVE 80 PORCENTO DE ALEMAO E INGLES FLUENTE SE ESTA AQUI NO JAPAO ? E O O JAPONES ? KKKKKK
Anônimo said :
21 de abril de 2009 às 19:54
com relacao as minhas criticas ao embaixador do brasil no japao, foram bem claras, mas para aquele que se ofendeu e tentou distorcer as criticas , nao sei ao certo quem e vc , provavelmente de ser do consulado daqui ou simpatizante rs que se ofendeu, leia novamente a critica e podera constatar que nunca fiz comparacao nenhuma e nem foi ataque pessoal. Outra coisa que pude constatar e isso e o mais grave e que se partiu essa resposta de alguem do consulado provavelmente de nagoya rs ou que esteje ligado a ele aqui no japao mostra o despreparo e preconceito, discriminando operarios de fabrica, e outra coisa tenho curso superior tbm, mas nao acho que sou superior a ninguem pelo contrario conheco pessoas que nem primario direito tem e sao muito mais capazes do que eu em certos assuntos. Sua critica com relacao a trabalho de helper mostra exatamente seu precocneito so espero que vc nao esteje trabalhando para o consulado ou ligado a ele.
Anônimo said :
21 de abril de 2009 às 19:55
OPA CORRIGINDO , criticas pela falta de informacao do EMBAIXADO DO JAPAO NO BRASIL
Anônimo said :
21 de abril de 2009 às 19:57
DEIXANDO claro que foi criticas ao embaixador do JAPAO NO BRASIL .
Anônimo said :
21 de abril de 2009 às 19:59
AO EMBAIXADOR DO BRASIL NO JAPAO NADA CONTRA, SO AO CONSULADO DE NAGOYA QUE DEVERIA TRABALHAR MAIS KKKKKKKKKKK UMA ABRACO KKKK