terça-feira, março 31, 2009

(56) Comments

Governo japonês vai ajudar no retorno ao Brasil.

Brasil Fureai

Agora é oficial. O Ministério do Trabalho do Japão divulgou hoje as medidas para ajudar os trabalhadores nikkeis à  retornarem ao seu pais de origem. As medidas passam a vigorar a partir de amanhã.
Os interessados não precisam estar recebendo o seguro desemprego.
Quem quiser retornar vai receber 300 mil ienes, se tiver  familía, cada dependente receberá 200 mil ienes.
Para os que estiverem recebendo o seguro desemprego, além dos valores acima , havera um bônus adicional conforme o prazo do vencimento do seguro.
Se o seguro desemprego acabar em 30 dias ou mais , a partir do dia do pedido da ajuda,  vai receber um bônus de 100 mil ienes, se o prazo para acabar o seguro desemprego for superior a 60 dias, o bônus é de 200 mil ienes. Mas esse bônus só valem para quem utilizar o programa de regresso.
Os detalhes da medida estão na página do Ministerio do Trabalho, Saúde e Bem Estar (em japonês), ou direto no documento oficial em PDF (necessita do Adobe Reader)
As condições para entrar no programa de regresso é ter entrado no Japão até o dia 31 de março de 2009 e ser estrangeiro , independente do tipo de visto.  O dinheiro não é empréstimo, mas quem aceitar a ajuda, não poderá mais retornar ao Japão com visto de trabalho ou residente. MAIS INFORMAÇÕES NA AGÊNCIA DO HELLO WORK, QUE SERÁ O ORGÃO ENCARREGADO DE FORNECER A AJUDA. 

domingo, março 29, 2009

(2) Comments

Escola de Kakegawa admite alunos ao valor de Y 15,000 por mes no caso de alunos com pais desempregados.

Marcio Okawa

A Escola Novo Mundo da cidade de Kakegawa em Shizuoka-ken, está cobrando o valor de Y 15,000 mensais aos alunos que comprovadamente tem os pais desempregados. O beneficio deverá ter o prazo de seis meses de utilização, sendo que dentro deste periodo os pais devem arrumar emprego evoltarem a pagar a taxa mensal regular cobrada dos pais empregados.

O aluno deverá levar o almoço de casa mas terá o beneficio do onibus escolar incluido na mensalidade mínima de Y 15,000.

Trata-se de um trabalho de colaboração entre a Escola Novo Mundo e a Associação Brasil Fureai baseado no projeto de resgatar as crianças fora da escola elaborado pela Professora Ilma Tokunaga, diretora da Escola Novo Mundo.

Para cadastrar-se ligue para 053-489-4215 e envie um e-mail para contato@brasilfureai.org

domingo, março 29, 2009

(18) Comments

Precisa-se de 60 pessoas homens ou mulheres até 50 anos para trabalharem de Helper em Osaka

Marcio Okawa

- Empresa de Osaka admite 60 brasileiros para o trabalho de Helper mesmo sem experiencia.
- Casais poderão ser admitidos na mesma instituição de saude.
- Um onibus saira de Hamamatsu para levar o pretendente ao trabalho até Osaka.
- Os interessados deverão ligar para a Associação Brasil Fureai 053-489-4215 das 10:00hs às 18:00 hs de segunda a sexta.
- Pessoas até 50 anos de idade.
- Pessoas que não tem o costume de mudar de emprego.
- Pessoas que podem se esforçar em aprender a língua japonesa.
- Pessoas que pretendem ficar por muito tempo no japão e que procuram um trabalho estavel.
- Enviar e-mail com seus dados, nome completo e telefone para contato@brasilfureai.org

sábado, março 28, 2009

(16) Comments

1614 estrangeiros procurararam o Hello Work de Hamamatsu em fevereiro

Brasil Fureai


Hello Work de Hamamatsu: Aumento de 2200% na procura de empregos.

Reportagem da TV Aichi que foi veiculada ontem , mostra que 1614 estrangeiros procuraram emprego em fevereiro no Hello Work de Hamamatsu. No mesmo mês de 2008  foram apenas 74, um aumento de 2200%.  A crise obriga os comerciantes a grandes reduções de preço conforme mostra a matéria. Um panetone que era vendido a 1300 ienes agora é vendido a 333 ienes.

quinta-feira, março 26, 2009

(10) Comments

Governo brasileiro pretende abrir a Casa do Trabalhador no Japão

Brasil Fureai

O governo brasileiro, através do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) revelou que pretende inaugurar no Japão a ¨Casa do Trabalhador Brasileiro¨, um centro de apoio à comunidade brasileira, onde os trabalhadores poderão esclarer dpuvidas e dispor de informações sobre as regras para o trabalho no Japão, além de terem assistência no Sistema Público de Emprego brasileiro, quando retornarem. O anúncio ocorreu em uma reunião do CNIg no dia 16 em São Paulo.
Foi a segundo encontro para discutir a situação dos dekasseguis. A primeira ocorreu no último dia 10 de março e contou com a presença do presidente da Associação dos Brasileiros de Hamamatsu (ABRAH), Etsuo Ishikawa que afirmou: "A situação é crítica, mas o Governo do Japão, as representações diplomáticas brasileiras e a própria comunidade têm agido intensamente para minorar as consequências. Os casos mais graves estão sendo solucionados diretamente pelos Consulados brasileiros naquele país", disse.
A notícia completa foi publicada no site do Ministério do Trabalho.



quarta-feira, março 25, 2009

(3) Comments

Problemas na inscrição para o curso de Pedagogia da UFMT

Brasil Fureai

Recebemos informações de que o site para cadastro de interessados no curso de Pedagogia  á distância da Universidade Federal do Mato Grosso  (www.nead.ufmt.br) não está funcionando. Hoje vence o prazo final para cadastramento.
Conseguimos o contato do responsável pelo curso no Japão. Quem não conseguiu se inscrever entre em contato com o Professor Mizoguchi da Universidade Tokai.Telefone 0463-58 1211 , ramal (naisen) 2258.
No Brasil, a responsável é a  Professora Maria Lúcia Cavalli Neder, email: coordenacao@nead.ufmt.br
telefone  55 -65-3628-2818.

terça-feira, março 24, 2009

(8) Comments

Haken Mura em Hamamatsu: assistência de advogados para necessitados no próximo domingo.

Marcio Okawa

Act Dori lado leste: local do Todo Mundo Hamamatsu Haken Mura

No dia 29 de março a partir das 9 da manhã, a Network Shizuoka Seikatsu Hougo Shien vai organizar um Haken Mura em Hamamatsu, que se chamará Todo Mundo Hamamatsu Haken Mura, no Act Dori,lado leste, perto do Yamada Denki, clique aqui para ver o local.Horario  do Haken Mura.

Dia 29. domingo  das 9 as 17 horas.

Dia 30, segunda , das 9 as 15 horas

Cerca de 40 advogados e despachantes estarão presentes para prestar assistência júridica em questões de problemas trabalhistas, dívidas com casa própria, vistos, processos civis. Haverá interpretes em português.


Para as famílias que necessitarem da ajuda de sobrevivência, o seikatsu hogo, haverá voluntarios que ajudarão no encaminhamento às prefeituras da região próximas a Hamamatsu, como Kosai, Iwata,Fukuroi, Kakegawa, Kikugawa.


Haverá orientação de preenchimento de currículos (rirekisho).


Hakem Mura é um encontro  de pessoas que trabalhavam por empreiteiras, e que procuram soluções para os seus problemas. O termo ficou famoso por causa da experiência realizada em Tokyo na véspera do ano novo, onde 500 trabalhadores ficaram acampados no parque Hibiya. A iniciativa trouxe resultados imediatos, como a concessão da ajuda de sobrevivência (Seikatsu Hougo) a 230 pessoas.

Mais informações no telefone 090-1742-2043 ou  053-413-1147 com Shinba (em japonês)

segunda-feira, março 23, 2009

(0) Comments

Mais 7 vagas de HELPER em Hospital de Fukui Shi

J.Comessu

O hospital de idosos de Fukui está abrindo mais vagas para Helper.
Para pessoas entre 40 a 60 anos com fluência em nihongo, não sendo necessário ler ou escrever.
O ambiente é predominantemente feminino. O horário é das 8,00 às 17,00 hrs, sendo 2 dias
de yakin por semana. O salário é de 190.000 ienes por mês, refeições
gratuitas e alojamento com taxa mensal  de 5.000 ienes.
Contato com Luiz pelo celular 090-5631-9458.

domingo, março 22, 2009

(4) Comments

Escola brasileira abre as portas para a comunidade de Kakegawa

J.Comessu


O Centro Educacional Mundo Novo de Kakegawa está com novos projetos para a comunidade brasileira de Kakegawa. Um dele é o incentivo do retorno de crianças que abandonaram a escola por problelmas financeiros com a redução da mensalidade. a diretora Ilma Tokunaga está abrindo a escola nos fins de semanas para a comunidade de Kakegawa oferecendo cursos de japonês e computação. A professora Ilma foi coodenadora do Colégio Comunitário Águia de Yaizu e organizou as Jornadas pela Educação em 2006, uma série de palestras sobre educação para os pais da comunidade brasileira de Yaizu.Mais informações no telefone 0537-27-0384 , email:secretaria@cemn.org

sexta-feira, março 20, 2009

(7) Comments

Deputado Walter Ihoshi se encontra com a comunidade brasileira em Hamamatsu

Brasil Fureai


Deputado Walter Ihoshi em Hamamatsu ouve a comunidade brasileira

O Deputado Federal Walter Ihoshi (Democratas-SP) teve um encontro com a comunidade brasileira em Hamamatsu na quarta feira. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião onde ouviram um exposição para o deputado dos problemas enfrentados pelos brasileiros. A iniciativa partiu da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão de Hamamatsu.
Foi a única oportunidade que o deputado teve no Japão de conversar com brasileiros afetados pela crise.
A educação foi o tema principal. As reinvidicações das escolas brasileiras foram encaminhadas pelo professor Ciro Yoshioka da Escola Conhecer de Fukuroi. A situação das crianças brasileras na escola pública japonesa foi detalhada pela professora Eunice Ishikawa da Universidade de Artes e Cultura de Shizuoka. Os brasileiros da platéia também puderam fazer perguntas ao deputado, inclusive o sindicalista Francisco Freitas cobrou medidas do parlamentar que vai reunir todas as informações para levar para Brasília para que providências sejam tomadas pelas autoridades do governo.

quarta-feira, março 18, 2009

(3) Comments

Vagas para serviços em um restaurante de Hamamatsu

Marcio Okawa

Um restaurante especializado em churrasco japonês (yakiniku) localizado em Hamamatsu no bairro de Inasa está oferecendo um oportunidade para brasileiros.
A Brasil Fureai foi procurada pela Associação Comercial de Hamamatsu que nos transmitiu o pedido do restaurante.
Os interessados devem dominar o idioma japonês, mais informações no telefone 080-3681-1444 , com Tsuda san, atendimento em japonês.

quarta-feira, março 18, 2009

(0) Comments

Conteúdo da Brasil Fureai já pode ser acessado por celular

Brasil Fureai

Para acessar basta escanear o código QR acima

O conteúdo do blog da Brasil Furea e de outros informativos em português pode ser acessado gratuitamente no site para celular Vida no Japão no endereço celular.jp , é cobrado apenas o custo da conexão dos pacotes conforme a operadora.

quarta-feira, março 18, 2009

(1) Comments

ANKI , um método para memorizar os kanjis.

Brasil Fureai

ANKI, um método para memorizar os kanjis, A revisão é feita conforme o grau de dificuldade


Todos já estão conscientes de que o conhecimento PLENO da língua japonesa é essencial para ter sucesso na busca do emprego. Nem mesmo a conversação fluente é suficiente.
O domínio da leitura e da escrita vai além do katakana e hiragana, para se dominiar a língua japonesa é necessario o aprendizados dos kanjis
Um dos problemas enfrentados por estrangeiros é a memorização e o modo de leitura de milhares de kanjis, e não basta tambem saber a leitura de kanjis isolados pois as sentenças são formadas pela associação de vários kanjis.
Um dos metodos utilizados pelos japoneses para aprendizado desde a escola primária são os flash cards, maços de cartões onde de um lado se escreve uma pergunta e do outro lado a resposta. O segredo do uso dos flash cards é repetição da sua leitura frequente a espaços de tempo que são determinados pela dificuldade da questão. Perguntas difíceis são revistas em espaços de tempo mais curtos. As perguntas mais fáceis devem ser revisadas com menos frequència.

Um programa gratuito chamado ANKI utiliza esse principio, chamado de SRS, em inglês Spaced Repetition System,. ou sistema de repetição espaçado. e é uma ferramenta que pode ajudar na memorização dos kanjis.
Um guia completo de como utilizar oANKI pode ser visto nesse link
O ANKI pode ser baixado nesse site ,
o menu pode ser configurado para português.
A grande vantagem do ANKI é que os cartôes (Decks) podem ser criados pelo próprio usuario.
Já existem alguns decks baseados em livros didáticos como MInna no Nihongo Básico- versão em português (l ivros 1,2,3 e 4) e Nihongo Kyoukasho - versão espanhol.
A relação dos decks para aprendizado do japonês pode ser vista nesse link




terça-feira, março 17, 2009

(6) Comments

Ajuda do governo, o teigaku kyufukin já chegou em Iwata

Brasil Fureai



Teigaku Kyufukin em Iwata

O subsídio governamental Teigaku Kyufukin já está sendo distribuido em Iwata.
Cada adulto entre 18 e 65 anos tem direito a receber 12 mil ienes. Moradores abaixo de 18 anos e acima de 65 anos receberão 20 mil ienes. O benefício vale também para os brasileiros. A distribuição será feita por cidades e na província de Shizuoka começou pela cidade de Iwata.
Os moradores da cidade deverão receber o aviso pelo correio e se dirigir à prefeitura para que o dinheiro seja depositado na conta bancária. Mas somente os moradores que estava registrados na cidade até o dia 1 de fevereiro é que receberão o aviso.
Quem não estava registrado na cidade até essa data deverão procurar a prefeitura onde estavam residindo na época.


segunda-feira, março 16, 2009

(5) Comments

Fórum de Debates do Ciate em São Paulo

Brasil Fureai


Fórum do Ciate em São Paulo




Padre Evaristo Higa no encontro do Ciate em São Paulo

A Brasil Fureai esteve presente, neste sábado dia 14, no Fórum de Debates do CIATE sobre Brasileiros no Japão realizado em São Paulo.
Os palestrantes foram : o Presidente do CIATE Dr. Masato Ninomiya, que discursou sobre o mercado de trabalho e a situação dos brasileiros no Japão; o Sr. Tony Hiromi Hattori, que relatou suas experiências como dekassegui por 15 anos no Japão; o Diretor do Colégio Brasil Japão Carlos Shinoda ,que apresentou a situação atual das crianças brasileiras no Japão; o redator-chefe da revista “Immigrant” que discorreu sobre a atual situação dos dekasseguis e as providências tomadas nos diversos níveis e o Padre Evaristo Higa que expôs sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros no Japão diante da crise mundial.

domingo, março 15, 2009

(16) Comments

domingo, março 15, 2009

(11) Comments

Deputados Walter Ihoshi e William Woo falam sobre a visita ao Japão

Brasil Fureai

Entrevista com os deputados federais do Grupo Parlamenter Brasil Japão

Os deputados federais Walter Ihoshi (SP-Democratas) e William Woo (SP-PSDB) chegaram ontem ao Japão e já entraram em contato com lideranças da comunidade brasileira.

Os parlamentares brasileiros vão se encontrar com autoridades japonesas do primeiro escalão do governo como o Primeiro Ministro Taro Aso , o ministro Ryu Shionoya da Educação, a ministra Yuko Obuchi da pasta de Promoção de Medidas para Estrangeiro Residentes, governadores das províncias de Gifu e Aichi, além de autoridades municipais e diplomáticas brasileiras.

A comunidade também será ouvida pelos deputados Ihoshi e Woo que são respecitivamente Presidente e Vice do Grupo Parlamentar Brasil Japão,do qual o Primeiro Ministro Aso é o presidente do lado japonês.

Os encontros com os brasileiros estão previstos para o dia 18 as 10:30 no consulado de Nagóia e no dia 19 às 15:00 hs no hotel Okura (30F) em Hamamatsu.

O principal assunto dos contatos será o problema dos brasileiros no Japão que estão sofrendo as consequências da crise econônica. A dupla parlamentar pretende verificar a realidade da comunidade brasileira e levar informações para  as devidas providências do lado governamental brasileiro.

Quem quiser enviar sugestões para os deputados  os emails são:  dep.walterihoshi@camara.gov.br e dep.williamwoo@camara.gov.br

domingo, março 15, 2009

(20) Comments

Curso superior de Pedagogia para brasileiros no Japão

Brasil Fureai

A Universidade Federal do Mato Grosso, em parceria com a Universidade Tokai de Kanagawa  vai ofererer um curso superior em Pedagogia com ênfase em educação infantil. O curso será na modalidade à distância  e terá a duração de 4 anos com 6 aulas presencias previstas anualmente. O curso será gratuito e é destinado a profissionais que atuam na área de educação , sejam em escolas japonesas ou brasileiras. Os interessados devem fazer um cadastro no site www.nead.ufmt.br até o dia 25 de março e aguardar as instruções para o vestibular.

sexta-feira, março 13, 2009

(8) Comments

Cestas básicas distribuidas pela Brasil Fureai

Brasil Fureai

Durante o mês de fevereiro a Brasil Fureai distribuiu 80 cestas basicas que foram distribuidas em 10 cidades, a relação completa:
Hamamatsu 50 cestas
Iwata 10 cestas
Fukuroi 7 cestas
Kikugawa 3 cestas
Kakegawa 3 cestas
Shimada 2 cestas
Makinohra 1 cesta
Chiryu 1 cesta
Arai 1 cesta
Yoshida 1 cesta
Yaizu 1 cesta
Desde o dia 23 de fevereiro a entrega de cestas básicas para moradores de Hamamatsu ficou sob a responsabilidade da Gambare! Brasileiros cujo telefone é 053-458-2170. A Brasil Fureai vai receber aceitar pedidos para Hamamatsu mas vai encaminhar para a Gambare!.
Para outra cidades a Brasil Fureai vai receber pedidos e entregar as cestas.

quinta-feira, março 12, 2009

(4) Comments

Pesquisa com brasileiros de Hamamatsu, indica um desemprego de 61%

Brasil Fureai

Reunião onde foi divulgada a pesquisa de Hamamatsu


Uma pesquisa foi realizada em Hamamatsu entre os dias 24 de janeiro e 13 de fevereiro onde foram entrevistadas 3009 brasileiros, dos quais 2773 são residentes na cidade. O trabalho foi coordenado pela grupo Gambare! Brasileiros do qual a Brasil Fureai faz parte e foi um pedido da prefeitura da cidade.

O objetivo da pesquisa foi o de avaliar a influência da crise sobre a população brasileira que em 26 de dezembro de 2009 era de 19027 pessoas, das quais 14986 tinham entre 15 e 65 anos, considerados economicamente ativos.
Alguns resultados da pesquisa:
Os brasileiros que ainda estão empregados são 1056 de um total de 2773 ou seja 61% estão desempregados.

116 pessoas já foram despejadas e moram de favor em casas de parentes, o que representa 4.25% do total .

Dos que ainda estão empregados, 691 trabalham por empreiteiras, ou 65.44% e 213 (20.17%) são contratados diretamente.

Outro número revelado é que 114 brasileiros, ou 4.11% do total pesquisado comprou casa ou apartamento próprio, geralmente financiado, e desse grupo, 53 proprietários estão desempregados.

Em relação aos brasileiros que vão retornar ao Brasil, 407 pessoas vão retornar e já tem reserva confirmada, ou seja 14.67% do total pesquisado. A grande maioria não quer ou não pode retornar.

O relatório sobre os resultados da pesquisa tem 30 páginas de tabelas, gráficos e dados cruzados que permitem ter um panorama geral dos brasileiros registrados em Hamamatsu.

O relatório completo pode ser acessado nesse link. (necessita do Adobe Reader, se não tiver clique aqui para instalar)

Quem quiser pode imprimir no Netprint do combini 7 Eleven, o custo é de 620 ienes, o número é 64689990, o arquvo vai expirar no dia 19 de março.

quinta-feira, março 12, 2009

(12) Comments

Deputados Walter Ihoshi e William Woo chegam na sábado para tentar resolver o problema dos brasileiros no Japão

Brasil Fureai


Deputados Walter Ihoshi (Democratas-SP)  e William Woo  (PSDB-SP)  vão se encontrar com Taro Aso (fotos Agência Câmara)


Os deputados federais Walter Ihoshi e William Woo , ambos de São Paulo, chegam no Japão nesse sábado em viagem oficial. Eles são membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japáo.
O objetivo da missão é de buscar medidas e soluções para os dekasseguis que se encontram em dificuldades por causa da crise de desemprego.
A viagem terá a duração de cinco dias, e está prevista uma audiência com o primeiro ministro Taro Aso e o ministro da edução Ryu Shionoya.
Os deputados visitarão as cidades de Nagóia e Hamamatsu onde está previsto o encontro com brasileiros que estão passando por dificuldades.

"Os brasileiros residentes no Japão estão sofrendo demissões em massa e passando por dificuldades de toda natureza. Crianças estão sendo tiradas da escola, famílias estão perdendo moradia, e milhares de trabalhadores têm gastado suas economias - feitas durantes meses, e até anos - para sobreviver ou voltar ao Brasil. salienta Ihoshi. ¨
Veja a noticia da visita dos deputados no site do Diário de Marilia, clicando aqui.

Quem quiser entrar em contato com os parlamentares os emails são:
Deputado Walter Ihoshi dep.walterihoshi@camara.gov.br
Deputado William Woo dep.williamwoo@camara.gov.br

terça-feira, março 10, 2009

(5) Comments

Programa de ajuda para retorno ao Brasil da Província de Gifu.

Brasil Fureai

Aconteceu hoje à noite, a primeira reunião explicativa sobre o programa de ajuda de retorno para famílias braslieiras que moram na província de Gifu.
A reunião foi realizada no Seino Sogo Chosha em Ogaki, e teve a presença de 70 pessoas que ouviram atentamente as explicações do Departamento de Assuntos Internacionais da Província de Gifu. Trata-se de um empréstimo para financiamento de passagens aéreas para famílias brasileiras retornarem ao Brasil. As condições são estar morando em Gifu pelo menos desde o dia 31 de agosto do ano passado , não ter poupança. e ter perdido o emprego.

Nos dias 16 e 17 , a partir das 8 horas da manhã no Seino Sogo Chosa haverá a inscrição das famílias interessadas no financiamento. Serão distribuidas 150 senhas para atendimento.
Aos interessados no programa de financiamento recomeda se chegar cedo no dia da inscrição.
Em Minokamo acontecera a próxima reunião explicativa no dia 12, com as inscrições previstas para os dia s18 e 19 de março no Sogo Chosa.
Mais informações no Centro Internacional de Gifu , tel 058 277 1013, com atendimento em português.


terça-feira, março 10, 2009

(0) Comments

Evento Gambare! Brasileiros: consultas gratuitas com advogados japoneses, haverá interpretes.

Brasil Fureai

O evento Gambare! Brasileiros que será realizado no próximo domingo dia 15, a partir das 13:30, além das palestras, haverá consultas com advogados japoneses, juntamente com intérpretes. Se você tiver problemas não resolvidos como: acidentes de trabalho,acidentes de trânsito,dívidas, e outros litígios pode vir e tirar as suas dúvidas. Despachantes especializados em imigração também vão atender nesse dia. Os consultas serão gratuitas. Mais informaçoes no telefone 053 -458-2170.

HAVERÁ UMA CONFRATERNIZAÇÃO ONDE SERÁO OFERECIDOS GRATUITAMENTE 700 SALGADOS E DOCÊS COMO COXINHAS, KIBE E BOLINHOS DE QUEIJO

terça-feira, março 10, 2009

(35) Comments

Brasileiros na feira de emprego em Hamamatsu

Brasil Fureai


Muitos brasileiros na feira de empregos do Act City em Hamamatsu

Aconteceu hoje a tarde a feira de empregos (shushoku mensetsu kai) no pavilhão de exposições do Act City, organizada pela Secretaria de Trabalho de Shizuoka e o Hello Work.
Muitos brasileiros compareceram na feira, mas poucos conseguiram alguma colocação .Uma das barreiras é o  conhecimento insuficiente da língua japonesa, algumas emprêsas exigiam  também licenças (shikaku) de habilitações profissionais.

segunda-feira, março 09, 2009

(27) Comments

Empréstimo do Hello Work para desempregados.

Brasil Fureai

.
Lembramos que o empréstimo para desempregados do Hello Work que começou no ano passado (veja o post,clicando aqui) também pode ser solicitado por estrangeiros, independente do tipo de visto. As condições são:
- O vencimento do visto deve ser maior do que 6 mêses.
- Idade máxima de 55 anos.
- For demitido e ter morado em apartamento da emprêsa.
- Não pode possuir shakai hoken ou seguro desemprego

Para conseguir o emprèstimo é necessário providenciar um imóvel para ser alugado, pois uma parte do empréstimo será usado para pagar despesas como luvas e depósito e aluguel.

Os valores que podem ser liberados no empréstimo são:

Valor para despesas iniciais para aluguel (luvas,depósito) até 400 mil ienes.
Valor para despesas para mudança: até 100 mil ienes.
Valor para despesas para pagamento de aluguel: seis parcelas mensais de até 60 mil ienes.
Os valores acima serão depositados diretamente na conta do proprietário do imóvel ou da imobiliaria.
Dinheiro para despesas com subsistência: seis parcelas mensais de 150 mil ienes, depositada na conta da pessoa beneficiada com o empréstimo.

O empréstimo deve ser pago após 7 mesês em parcelas mensais de até 10 anos,com taxa de juros de 1,5% ao ano.

No site do Ministério do Trabalho e Bem Estar Social pode se encontrar a informação oficial sobre a ajuda, clique aqui para acessar .(em japonês, necessita do Adobre Reader, se não tiver, clique aqui para baixar)
O emprestimo deve ser solicitado somente na agência Hello Work onde o interessado mora. Procure o balcão de atendimento.

domingo, março 08, 2009

(0) Comments

Feira de empregos em Hamamatsu (Shushoku Mensetu Kai)

Brasil Fureai

Feira de emprêgos (shushoku mensetsu kai): Traje social é recomendado (foto Chunichi Shinbun)

Na próxima terça feira dia 10 acontecerá uma feira de empregos ( Shushoku Mensetsu Kai) organizada pela Secretaria de Trabalho da Província de Shizuoka e o Hello Work . O local será no pavilhão de exposição do Act City em Hamamatsu das 13 as 15:30. Serão 27 emprêsas que estarão no local entrevistando os candidatos.. Entre elas a rêde de supermercados Max Value (seiri bango 22030-9292081). A relação das emprêsas e as vagas ofertadas podem ser acessadas no site da Secretaria de Trabalho clicando aqui (em japonês e necessita do programa gratuito Adobe Reader, se não tiver clique aqui para baixar).
Mais informações no site da Secretaria de Trabalho de Shizuoka , clicando aqui nesse link
Reomendamos aos candidatos que forem comparecer na feira de empregos, o uso de traje social e que levem várias cópias do currículo (rirekisho). O conhecimento do idioma japonês é necessário pois não haverá interpretes no local.
A relação das vagas ofertadas nessa feira, podem ser impressas no Netprint do combini 7 Eleven cujo numero é 08131934 (8 páginas em japonês)

sábado, março 07, 2009

(0) Comments

Gambarê! Brasileiros - seminarios para brasileiros no Act City

Brasil Fureai

Clique na figura para ver o panfleto
No domingo dia 15 de março, a partir das 13:30 vai ser realizado no pavilhão de exposições do Act City o Gambare! Brasileiros onde vão acontecer seminários para ajudar os brasileiros a sair da crise. A entrada é gratuita.
Vários palestrantes falarão sobre serviços de helper, educação das crianças além de orientação de orgão públicos. Haverá tambem estandes de consultas de entidade e orgãos públicos. Após as palestras haverá uma confraternização.
O panfleto do evento pode ser impresso no Netprint do 7 Eleven , o número é 44309585.
Mais informações sobre o evento Gambarê! Brasileiros no telefone 053 458 2170.
Entre os palestrantes , haverá a presença do brasileiro Alcir Toshio Uezu que conseguiu a licença de eletricista no Japão , o Denki Kouji 2 kyuu, e exerce a profissão há cerca de dois anos.
Alcir trabalhava em uma indústria de plásticos de Hamamatsu e apesar de ganhar bem não via grandes perspectivas na fábrica. Na época não se falava em crise e desemprego.
Ele resolveu estudar por conta própria e através de livros e sites japoneses estudou com afinco e consegui a aprovação no nível 2 do exame nacional de electricista. No dia do evento, Alcir vai falar sobre a profissão de eletricista e como conseguir a licença.
O Alcir Toshio Uezu tem um perfil no Orkut. para quem quiser entrar em contato.
A reportagem abaixo foi veiculada na época em que ele conseguiu a licença.

sábado, março 07, 2009

(4) Comments

Como navegar no site da Hello Work

Brasil Fureai

Site de procura de vagas da Hello Work: um guia para facilitar a navegação


Recebemos muitos pedidos para a confecção de um manual para navegação no site de busca de vagas de empregos do Hello Work. Nós já tinhamos colocado um post sobre o asssunto, veja aqui, mas resolvemos fazer um guia mais detalhado que pode ser baixado clicando aqui. (Necessita do Adobe Reader para visualizar, caso não tenha pode baixar gratuitamente no site da Adobe).
O guia traz também informações de programas gratuitos que podem ser usados para ajudar na navegação em língua japonesa no site da Hello Work.
Um desses programas descritos é o Rikaichan que permite que se faça a leitura em hiragana e inglês de caracteres kanjis em sites japoneses, mais informações sobre o Rikaichan nesse site em português sobre língua japonesa.
Quem não tiver impressora e quiser imprimir o guia pode usar o Netprint do combini 7 Eleven
o múmero é  65186459, valido até 27 março.  São 19 páginas e o custo de impressão é de 380 ienes, o arquivo estará disponível até o dia 14.

sexta-feira, março 06, 2009

(2) Comments

O consulado de Hamamatsu já tem lugar definido.

Brasil Fureai

O consulado será instalado no Kyodo Biru que fica em frente da prefeitura central de Hamamatsu (foto Shizuka Shinbun)


O consulado geral de Hamamatsu já tem um local definido. Segundo o jornal Shizuoka Shimbun, o local escolhido é o Kyodo Biru localizado em frente da prefeitura central de Hamamatsu. Segundo a reportagem o contrato de locação será assinado dentro de duas semanas. O consulado ocupará o primeiro andar e um andar superior ainda não revelado. Serão 15 funcionários que trabalharão no posto consular. A abertura para o público está planejada para o ínício de abril, segundo o jornal Shizuoka. O link da reportagem esta aqui.

quinta-feira, março 05, 2009

(12) Comments

20 vagas para Caddy para região de Tokai e Kanto

Brasil Fureai

Vários clubes de golf da região de Kanto e Tokai  estão necessitando de  Caddies (carregador de tacos)  com experiência, os interessados devem  enviar um currículo para contato@brasilfureai.org

quinta-feira, março 05, 2009

(0) Comments

Mais vagas de trabalho da frente de emergência de Hamamatsu

Brasil Fureai

A prefeitura de Hamamatsu anunciou hoje a abertura de vagas em frentes de emergência. As condições são: ser morador da cidade e estar desempregado desde outubro do ano passado.
São 7 vagas em escritórios, serviços de carpinagem e limpeza. Os interessados devem comparecer nos dias 16 ou 17 levando o formulário de inscrição, inkan,cópia do comprovante de demissão, cópia do gaikokujin toroku e uma foto 2.4x3.6. A documentação deve ser entregue na prefeitura central, prédio anexo norte no quinto andar na seção Dai 2 Kenshu shitsu.
O formulário de inscrição pode ser baixado nesse link (Necessita do progama gratuito Adobe Reader, se não tiver clique aqui para baixar)
Mais informações no telefone 053-457-2081 (atendimento em japonês) ou no panfleto em português da prefeitura, clicando aqui (Necessita do Adobe Reader)

O panfleto da prefeitura e o formulário de inscrição podem ser impressos no Netprint do combini 7 Eleven cujos números são respectivamente 65005518 e 61835569. Os arquivos estarão disponíveis até o dia 12.O que é Netprint? Clique aqui para saber.

quarta-feira, março 04, 2009

(3) Comments

Província de Gifu vai ajudar no retorno ao Brasil

Brasil Fureai


Matéria na Nihon TV sobre o empréstim de retorno para brasileiros.

A província de Gifu anunciou um programa de financiamento de passagens aéreas para brasileiros necessitados que moraram pelo menos até agosto do ano passado na província de Gifu, mais informações na página da província ou no telefone 058-277-1013. O panfleto em português pode ser acessado clicando neste link (Necessita do programa gratuito Adobe Reader que está disponivel no site da Adobe clicando aqui)

Quem quiser imprimir o panfleto no Netprint do combini 7 Eleven, o número é 88187200 . O que é Netprint? Clique aqui para saber.

O programa financiará as passagens de retorno de toda a família e terá o prazo de 5 anos para pagamento a taxas de juros de 1.5% anuais, mas segundo a reportagem da Nihon TV, caso não haja o pagamento da dívida, o prejuízo será arcado pelos cofres da província.

Haverá duas reuniões para os interessados no programa, em Ogaki e Minokamo.

Primeira reunião: 10 de março , terça feira , 19 horas no Seino Sogo Chosa , localizado em Ogaki shi, Ezaki cho 422-3


Mapa do local da primeira reunião


Segunda reunião: 12 de março, quinta feira, 19 horas no Sogo Chosa, localizdo em Minokamo shi Kobi cho Shimo Kobi 2610-1


mapa do local da segunda reunião

quarta-feira, março 04, 2009

(9) Comments

Vagas para trabalhar em fazenda de cavalos na província de Kumamoto.

Brasil Fureai

Uma fazenda equestre localizada na província de Kumamoto entrou em contato com a Brasil Fureai e está procurando 8 pessoas com habilidade e aptidão para trabalhar com criação de cavalos. Os interessados devem mandar um currículo para contato@brasilfureai.org com a referência Fazenda de Kumamoto.

quarta-feira, março 04, 2009

(2) Comments

Apartamentos para desempregados da província de Shizuoka, quinta etapa

Brasil Fureai

O departamento de habitações da provincia de Shizuoka está comunicando que vai começar a quinta etapa na abertura de inscrições dos apartamentos do sistema Ken ei para quem está desempregado e mora na província. Serão disponibilizadas 10 vagas para a região oeste, 15 para a região central e 20 para a região leste.

Os prazos e os locais de inscrição estão relacionados abaixo

Região Oeste - 10 vagas (área de Hamamatsu:) inscriçao nos dias 9 e 10 de março e sorteio no dia 12. Mais informações no telefone 053-455-0025.

Região Central - 15 vagas (área de Shizuoka) , inscrição nos dias 17 e 18 de março e sorteio no dia 19. Mais informações no telefone 054-255-4824.

Região Leste - 20 vagas (área de Numazu), inscrições nos dias 17 e 18 de março e sorteio no dia 19. Mais informações no telefone 055-920-2271.

O sorteio da quarta etapa aconteceu em fevereiro e foram oferecidos 192 vagas dos quais 180 foram ocupados por estrangeiros. Em média 3.92 candidatos disputaram uma vaga.




quarta-feira, março 04, 2009

(1) Comments

IBF - Indice Brasil Fureai

Brasil Fureai

As vagas ofertadas da Hello Work para o setor de manufatura continuam em queda acentuada nas 13 províncias com maior concentração de brasileiros.

Desde o início do levantamento da vagas em dezembro do ano passado as ofertas na indústria cairam de 36304 vagas para 8247 em março, uma redução de 77.25%.
O indice IBF nacional de vagas começou com 6.37 em dezembro, foi para 16.7 e chegando agora a 28.06. Lembrando que o índice é a relação de número de trabalhadores brasileiros dividido pelo número total de vagas na indústria manufatura.
Shizuoka é a província mais afetadas pela falta de vagas na indústria para brasileiros com índice IBF de 50.54, a província de Chiba é a menos afetada com IBF de 8.32.
Em todas as províncias houve queda no número de ofertas.

Veja os levantamentos de dezembro e fevereiro.

Vagas nos Hello Works por província.

Data: 04 março 09
SETOR DE MANUFATURA
Shizuoka (pop. 41957 brasileiros):
Tempo integral: 622
Tempo parcial: 208
IBF brasileiros/vaga: 50.54
Aichi (pop.65634 brasileiros):
Tempo integral: 1061
Tempo parcial: 360
IBF brasileiros/vaga: 46.8
Mie:(pop. 17729 brasileiros):
Tempo integral: 268
Tempo parcial: 117
IBF brasileiros/vaga:46.04
Gifu (pop. 17106 brasileiros):
Tempo integral: 397
Tempo parcial: 167
IBF brasileiros/vaga:30.32
Nagano (pop. 13073 brasileiros):
Tempo integral: 363
Tempo parcial: 95
IBF brasileiros/vaga: 28.54
Shiga (pop. 11849 brasileiros):
Tempo integral: 155
Tempo parcial: 89
IBF brasileiros/vaga: 48.56
Gunma (pop.13469 brasileiros):
Tempo integral: 231
Tempo parcial: 95
IBF brasileiros/vaga: 41.31
Saitama (pop. 11932 brasileiros):
Tempo integral: 799
Tempo parcial: 357
IBF brasileiros/vaga:10.32
Kanagawa (pop. 11906 brasileiros):
Tempo integral: 723
Tempo parcial: 305
IBF brasileiros/vaga:11.58
Tochigi (pop. 6963 brasileiros):
Tempo integral: 270
Tempo parcial: 120
IBF brasileiros/vaga:17.85
Ibaraki (pop. 9584 brasileiros):
Tempo integral: 374
Tempo parcial: 194
IBF brasileiros/vaga:16.87
Yamanashi (pop. 4174 brasileiros)
Tempo integral: 104
Tempo parcial: 92
IBF brasileiros/vaga:28.58
Chiba (pop. 6087)
Tempo integral: 509
Tempo parcial: 222
IBF brasileiros/vagas: 8.32

Total das 13 províncias:
população econômicamente ativa (15-64 anos) de brasileiros: 231463
Total de vagas ofertadas: 8247
brasileiros/vaga: 28.06 (Índice Brasil Fureai) IBF

terça-feira, março 03, 2009

(1) Comments

Cônsul de Hamamatsu já está na cidade.

Pequenas Cousas


Embaixador Luiz Sérgio Gama Figueira, Cônsul de Hamamatsu em entrevista coletiva na prefeitura
O Cônsul de Hamamatsu já está na cidade e concedeu uma entrevista coletiva na prefeitura. Luiz Sérgio Gama Figueira era embaixador do Brasil na Finlândia e assumiu o posto consular na cidade.
Na entrevista , o nôvo Cônsul disse que dentro de duas semanas , o local do consulado será escolhido e posteriormente anunciado.